Cachaça Capotira
Cultura Empreendedora Vargem Grande / MAPor intermédio de um consultor do Sebrae, ele entrou em contato com a produção artesanal de cachaça e se interessou pela atividade. Sete anos depois, sua marca da bebida é comercializada pela maior rede de hipermercados de São Luís e em diversos outros pontos de venda n
Do Maranhão para o BrasilUm dos papéis importantes do Sebrae é ajudar o empreendedor a se conectar com o consumidor de seus produtos.
O engenheiro agrônomo e professor universitário Jorge Fontes trabalha com assistência técnica e extensão rural, ao mesmo tempo que administra, junto a seu pai, a fazenda da família em Vargem Grande (MA), onde cria cabras para a venda de leite e queijo caprino.
Por meio de um consultor do Sebrae, conheceu melhor a produção de cachaça artesanal no Maranhão e se interessou pela atividade. Um dos pontos que lhe chamaram a atenção foi o total aproveitamento da cana com a fabricação da bebida, já que os resíduos podem servir como alimentação animal ou para fertilização do solo.
Após visitar diversos alambiques, inclusive em outros estados, e estudar a fundo o tema, decidiu produzir sua própria cachaça, plantando o primeiro canavial em 2013. Dois anos depois, produziu o primeiro lote da bebida. O passo seguinte foi formalizar a empresa, que nasceu com o nome Cachaça Capotira.
A partir do momento que eu constituí a empresa, busquei o Sebrae para começar uma parceria que foi fundamental para o negócio.
A partir de orientações do consultor do Sebrae especialista em cachaça, Jorge desenvolveu o projeto e construiu sua fábrica. A consultoria também resultou na elaboração da identidade e do conceito da marca, bem como no registro dela junto ao Ministério da Agricultura.
“Além disso tudo, o Sebrae foi muito importante para me levar a determinados locais e conhecer as pessoas certas. Esse relacionamento e abertura de mercado foram fundamentais.”
Desde a primeira leva, a fábrica vem expandindo e a produção vem sendo aprimorada a cada ano. Jorge planeja a fabricação de acordo com a demanda.
Em 2019, foram 20 mil litros produzidos e comercializados em dezenas de pontos de venda, em diversos estados, incluindo a maior rede de hipermercados de São Luís (MA).
Hoje trabalha junto ao consultor do Sebrae na reformulação do site da cachaçaria e no desenvolvimento de peças publicitárias da marca. O objetivo é ampliar os pontos de venda começar a exportar a produção.