Essencia de España
Cultura Empreendedora São José dos Pinhais / PRNascido na Espanha, empreendedor contornou crise econômica na Europa e empreendeu no Brasil.
Tudo que eu preciso, eu ligo para o Sebrae. Explico o que eu preciso e eles me ajudam a encontrar a solução.
O espanhol José Luis Ruipérez Fernández sempre soube como era cuidar de um negócio: “Desde pequeno, estudava e ajudava a padaria da minha família. Quando terminei os estudos, trabalhei como sócio até os 29 anos”, conta.
Com tantas atribuições, ele precisou deixar de lado duas graduações em áreas completamente distintas: a primeira é em Geografia e História, e a segunda é uma especialização para formar altos executivos.
Os anos passaram e, em 1997, José disse adeus à empresa familiar para investir em um negócio bem diferente: incorporações imobiliárias. Em uma grande empresa de Barcelona, expandiu suas experiências como alto executivo trabalhando com gestão de pessoas e finanças. Mas, em 2004, devido a más escolhas de gestão, o negócio entrou em processo de falência, e José saiu de lá em 2009.
Com a Grande Recessão atingindo a Europa, José teve a ideia de continuar seus investimentos no Brasil em um negócio voltado para a construção de casas. A expectativa era viver uma aposentadoria tranquila, mas não foi isso que aconteceu.
Por meio de um parente de sua ex-mulher, ele recebeu a indicação de abrir uma empresa de engenharia em Guarapuava, no Paraná. Ele chegou a experimentar o mercado, mas acabou perdendo muito dinheiro.
Já em São José dos Pinhais, recuperando-se do rombo financeiro e vendo que a Europa ainda sofria com a crise econômica, tudo parecia desanimador. Até mesmo encontrar um emprego estava complicado.
O Brasil é um país que tem muitas oportunidades, eu lembrava de todas as receitas da família, então decidi abrir uma empresa de alimentos e ver o que acontecia.
Ao lado da ex-mulher, em 2013 deu início a testes de iguarias da culinária espanhola, como as rosquilletas, um snack crocante. José até brinca que os primeiros alimentos feitos ficaram melhores que os feitos na terra natal. Em seguida, começaram a vender para parentes, vizinhos e conhecidos. A repercussão foi tão positiva que até dentro da prefeitura de São José dos Pinhais os produtos chegaram.
“Essencia de España traz ao Brasil produtos feitos como feitos na região de Valência, na Espanha. Nossos produtos possuem sabores autênticos e sem química.”
Porém, preocupado com a freguesia inconstante, José decidiu buscar o apoio do Sebrae através da indicação de um fiscal da vigilância sanitária. Na agência, foi orientado a fazer cursos de boas práticas e também o Sebraetec, onde pôde desenvolver toda a identidade de comunicação da empresa.
“Tudo que eu preciso de consultoria, de formação de preço, de marketing e de engenharia de alimentos eu faço com o Sebrae”, completa. Embora José já se sinta seguro para tocar o negócio sozinho, por muito tempo ele contou com o sistema para fazer os melhores contatos profissionais.
De 2013 para cá, a marca expandiu o cardápio e ficou também conhecida pela fabricação de croissants, empanadillas, geleias, patês, cocas de vidre e outras iguarias com sabor e autenticidade espanhóis.
Com o histórico de grandes clientes, como instituições bancárias, hoje a Essencia de España atende, em sua maioria, colégios da região. A empresa também tem clientes em São Paulo, que respondem por 90% do faturamento.
Para o futuro, a meta é aumentar as redes de distribuição, chegando aos supermercados. Outra meta é investir em redes sociais e anúncios online para atrair novos públicos em todo o Brasil.