Donna Maria
Inovação & Tecnologia Caxias / MA
Mãe e filha abrem loja no centro de Caxias, no Maranhão, e crescem no mercado implementando ações inovadoras e investindo em vendas online.

Depois que procuramos o Sebrae, nossas vendas cresceram 20%.
A Donna Maria começou sua história há três anos, quando Karla Cunha e sua mãe, Maria de Fátima, decidiram abrir uma loja com a cara delas. Com foco no comércio de maquiagem, cosméticos, perfumaria e acessórios, a empresa conquistou clientes investindo em inovação e atendimento de excelência.
Para Karla, empreender foi um caminho natural. Com os pais proprietários de uma loja de material de construção e a tia dona de uma farmácia veterinária, ela conta que sempre ajudou a família e acabou desenvolvendo uma veia empreendedora.

Depois de adulta, Karla percebeu que o ramo de construções não era sua paixão nem de sua mãe, então decidiram explorar outra área. “Víamos uma carência em nossa cidade. A gente entrava em algumas lojas de cosméticos e percebia que poderiam ser melhores, tanto em relação ao atendimento quanto em inovação.”
Diante disso, em 2019, decidiram abrir a Donna Maria – nome dado em homenagem à mãe de Karla. Os diferenciais do negócio se concentraram naquilo que os concorrentes não tinham: atendimento e preço justo. “Nosso objetivo era fazer com que todos conseguissem comprar os nossos produtos”, explica Karla.
Os negócios estavam indo bem, até que a pandemia surgiu e obrigou as empresárias a fechar as portas. Sem poder receber os clientes na loja física, elas precisaram encontrar novas formas de chegar ao público. A resposta veio com a participação no programa Brasil Mais, iniciativa que ajuda empreendedores a aumentar a produtividade e a lucratividade. Animadas para colocar o aprendizado em prática, as mudanças no negócio vieram rápido.


Com a pandemia, enfrentamos nosso maior desafio, mas também foi quando mais crescemos. Investimos em novos produtos, na venda online e na divulgação nas redes sociais.
Donna Maria também é exemplo para quem deseja ter uma presença digital mais eficiente e não sabe por onde começar. Karla lembra que procuraram algumas influenciadoras locais para divulgar a loja e os produtos, mas sem êxito. “Decidimos então que eu, minha mãe e as funcionárias seríamos a cara da loja”, destaca. O resultado? Milhares de seguidores nas redes sociais, uma marca humanizada e aumento nas vendas.
Apesar de todas as conquistas, as proprietárias têm fôlego para mais. Ainda em 2022, vão abrir uma segunda unidade física no centro de Caxias e desejam ultrapassar a atual marca de 20 cidades atendidas dentro e fora do Maranhão, expandindo para mais estados. Como conselho para quem deseja empreender, Karla destaca a importância de vencer o medo, ultrapassar barreiras, traçar metas e ter perseverança.