Iron Bag
Inovação & Tecnologia Salvador / BAAo perceber novos hábitos de consumidores, empresário abriu empresa e hoje almeja escalar o negócio.
Para Leonardo Barros, o desejo de empreender sempre existiu. Formado em Direito e em Administração, o empresário já tinha uma empresa quando decidiu iniciar um novo projeto com o qual também se identificava.
Após analisar hábitos de consumo de pessoas que buscam por mais qualidade de vida, decidiu inaugurar um novo negócio. O início de sua jornada empreendedora, como para muitos brasileiros, não foi dos mais fáceis. Mas, com o apoio de outros empresários e sócios, empecilhos relacionados ao desenvolvimento dos produtos, à gestão operacional e às finanças foram devidamente contornados.
A Iron Bag nasceu em 2015 com foco na produção e venda de bolsas térmicas fitness, expandindo a cartela de produtos para bolsas de academia, garrafas térmicas e acessórios, como marmita elétrica e braçadeira para celular.
De acordo com o CEO da empresa, os itens da Iron Bag se destacam por unir o fitness ao luxo. Com acabamento artesanal, detalhes personalizáveis e material testado em laboratório, os itens têm foco em alta performance e oferecem praticidade para os consumidores. Para comprar, os interessados podem acessar o site oficial da marca ou adquirir em lojas parceiras.
A fim de fazer rodar a operação, Leonardo investiu em conhecimento. Através da indicação de amigos, buscou o Sebrae para participar de cursos e eventos. O empresário destaca a tríade formada pelo Lean Manufacturing — com foco na redução de custos e aumento da eficiência —, Marketing e Finanças como essenciais para quem almeja crescer empreendendo.
Ele acredita que o investimento foi fundamental para a Iron Bag crescer em branding e em vendas: atualmente, a empresa comercializa cerca de 5 mil bolsas, considerando todas as linhas, e possui 12 funcionários contratados.
Para 2022, a expectativa de Leonardo é continuar escalando a empresa — fortalecendo o branding da marca e aumentando o número de vendas no site e em lojas de revenda.