SEBRAE

Fazenda Alto Uruguai

Cultura Empreendedora Concórdia / SC
Luciane transformou a fazenda de criação de gado em um negócio de melhoramento genético

Pelo sucesso do negócio, a empreendedora recebeu, em 2017, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócio na categoria produtora rural.

“Acredito que o princípio do sucesso está no conhecimento, planejamento, organização e controle da atividade que se desenvolve. Pontuo que aprendi por meio do Sebrae e julgo essencial em qualquer atividade”, afirma Luciane

A vontade de ter seu próprio negócio sempre fez parte da vida de Luciane Baseggio Vendruscolo, mas a empresária não sabia por onde começar. Foi quando surgiu a oportunidade de realizar cursos promovidos pelo Sebrae nas áreas de desenvolvimento regional, gestão e planejamento. A capacitação forneceu o conhecimento necessário para empreender.

Em 2002, com uma área rural subutilizada da família, Luciane e seu marido, Haroldo Vendruscolo, perceberam que havia a possibilidade de investir no setor da pecuária na criação de gado corte e iniciaram os trabalhos de implantação das cercas e aquisição de animais.

E eles foram à luta para dar início a Fazenda Alto Uruguai! “Meu marido e eu fizemos manualmente os primeiros postes de concreto e a inserção das pastagens. Em seguida, adquirimos 20 fêmeas cruzadas que seriam utilizadas para o início da produção de bezerros para fins de confinamento”, comenta Luciane.

No entanto, ao buscar um reprodutor para o rebanho tiveram dificuldade em encontrar animais Puros de Origem (PO). Mas o que poderia gerar um desânimo na empresária, na verdade despertou o interesse em buscar conhecimento nas raças de gado de corte para desenvolver um nicho de mercado ainda não explorado na região: o melhoramento genético de gado.

Foi um longo período de estudo de raças para entender qual se adaptaria melhor a região de Concórdia, Santa Catarina, local onde está localizada a fazenda. Em 2005, utilizando as economias que tinham à época, adquiriram as primeiras seis fêmeas Puras de Origem da raça Brahman e sêmen de reprodutores de alto potencial genético e deram início ao trabalho de melhoramento genético por meio de inseminação artificial para produzirem os primeiros animais Puros de Origem (PO).

No entanto, essa etapa não foi fácil. Mesmo com baixo capital para investimentos, foram se organizando e buscando apoio financeiro para fazer o negócio crescer: compraram novas terras e equipamentos, ampliaram as instalações e puderam proporcionar o bem-estar animal para se obter melhores resultados e desenvolver a atividade com segurança.

Os estudos, análises de mercado, tendências futuras, o estabelecimento de parcerias com outros produtores e a participação em feiras e leilões foram fundamentais para a expansão do empreendimento.

Luciane conta que o marco definitivo para a expansão do empreendimento ocorreu em 2010. “Contratamos os serviços do laboratório genealógico que iniciou os trabalhos de Fertilização In Vitro (FIV) em nossa fazenda. Utilizamos nossas melhores matrizes para a coleta de ovócitos para serem fertilizados para gerar embriões, impulsionando a produtividade e potencializando a melhor genética, atingindo as metas do criatório em termos de resultados, quantidade e qualidade de animais produzidos”, explica.

Devido às demandas crescentes e atentos ao mercado agropecuário,  em 2014 ampliaram a oferta de reprodutores de raças diferenciadas e iniciaram a criação de duas novas raças, a Braford e Brangus.

“Com o trabalho que realizamos, tornamos a produção de animais mais eficiente e precoce o que proporcionou maior volume de carcaça e rendimento aumentando esses percentuais”, explica Luciane.

De lá pra cá a Fazenda Alto Uruguai cresceu! Começou em um espaço de 19 hectares e atualmente conta com 170 hectares para a produção de gado de corte Puros de Origem. 

Além do trabalho desenvolvido na Fazenda, Luciane e Haroldo são sócios-fundadores da Associação dos Criadores de Gado de Corte e, por meio desse trabalho, os produtores da região conseguiram comercializar diretamente seus animais, revertendo em ganho financeiro.

Luciane também explica que o melhoramento genético em bovinos de corte ao longo do período constituiu-se em uma nova matriz econômica na região do Alto Uruguai Catarinense. “Atualmente Concórdia é o terceiro maior produtor de gado de corte no estado de Santa Catarina e vem incrementando a economia local permitindo maior rentabilidade direta ao produtor. Todo o trabalho desenvolvido incentiva e possibilita aos produtores o acesso a um material genético de alto valor, proporcionando o melhoramento genético no rebanho. Em termos de rebanho, hoje Concórdia é destaque pela qualidade”.

Para o futuro, Luciane quer seguir o ritmo de expansão. “Hoje a Fazenda Alto Uruguai está consolidada, mas nosso planejamento e inovação são constantes o que nos permitem multiplicar. Seguimos no projeto de vendas de reprodutores e fêmeas POs, e embriões e prenhezes”.

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO