Leco Estética Automotiva
Inovação & Tecnologia São Francisco do Conde / BANo Sebrae, ele teve apoio para aprimorar processos inovadores, organizar a gestão, as finanças e alavancar a captação de clientes e parceiros.
O Sebrae agrega muito conhecimento para o desenvolvimento do empresário, é uma escola para qualquer pessoa que quer empreender. E mesmo quem já tem conhecimento pode avançar ainda mais com a empresa.
Apaixonado por carros, Luciano Guedes trabalhava como técnico de automação em uma empresa em São Paulo (SP), mas seu sonho era ter sua própria empresa. Foi assim que ele tomou coragem para pedir demissão do emprego e começou a pesquisar qual seria a melhor área relacionada a automóveis para abrir seu próprio negócio em sua cidade natal, São Francisco do Conde (BA).
Após muita pesquisa, optou pelo serviço de higienização de estofado, e o primeiro veículo no qual realizou a limpeza foi o seu próprio carro, o que chamou atenção dos moradores da cidade. O passo seguinte foi começar a realizar o serviço comercialmente, o que aconteceu em 2015.
Durante três anos, ele atuou na informalidade, até que começou a contar com o apoio do Sebrae em 2018 e entendeu a importância de se formalizar. Foi então que se tornou MEI (Microempreendedor Individual), e assim nasceu oficialmente a Leco Estética Automotiva. Os principais serviços que ele oferece são higienização automotiva, automação, descontaminação da pintura, quando é prejudicada pela chuva ácida, e descontaminação do interior do veículo.
Hoje também faço higienização de estofado residencial. Uma coisa vai levando à outra, a gente vai ganhando experiência. As demandas foram surgindo, as pessoas perguntando se eu fazia em sofás, carpetes, e assim comecei atuar nessa área também.
Luciano lembra que todos esses novos passos foram acompanhados de perto pelos agentes do Sebrae, onde passou por mentorias e fez cursos em diversas áreas, com os quais aprendeu desde a emissão de notas fiscais até como administrar o negócio de modo geral e a prestar serviços como empresa terceirizada. Mais recentemente, passou por capacitações em marketing digital e fez cursos para aprimorar a captação de clientes e parceiros.
“A parte mais importante desse relacionamento com o Sebrae foi aprender sobre administração, porque um negócio, quando é bem administrado, corre menos riscos de quebrar. Também aprendi muito sobre organizar as finanças, o estoque, o que também reflete num melhor faturamento.”
O empreendedor também destaca que o Sebrae o ajudou a pensar de forma inovadora, o que ele valoriza bastante desde que abriu a empresa, já pensando em racionalizar o uso da água.
Além dessa questão da inovação e da sustentabilidade, antes do Sebrae, a gestão era um pouco bagunçada, sem organização, planejamento e estratégia. Eu não sabia negociar direito com os fornecedores, por exemplo. Em tudo isso o Sebrae me ajudou bastante. Desde 2018, quando passei a contar com o Sebrae e me formalizei, a empresa cresceu 60%.
E o empresário quer crescer ainda mais. Por isso, já trabalha para abrir um local fixo para atender seus clientes com os serviços automotivos que hoje são prestados exclusivamente em domicílios. Além disso, pretende começar a atender indústrias. “Estou fazendo o planejamento, colocando no papel, vendo se tem mercado, se vai ser bem aceito. Tudo isso junto com o Sebrae. Já até montamos planilhas para desenvolver tudo da forma certa.”