Bellystar
Inovação & Tecnologia Recife / PECom marca em plena ascensão, empreendedora conta quais estratégias adotar para atrair o público-alvo e se reinventar

A pernambucana Lucimary da Silva sempre quis e gostou da ideia de trabalhar com beleza e estética, mas não para se adequar a um padrão. A prova disso é que visitando seu perfil no Instagram logo nos deparamos com uma citação inspiradora: “Em meio a tantos padrões. Eu resolvi seguir o meu”.
A sua trajetória começou na década de 1990. Após ter encerrado um curso de cabeleireiro, a mãe da empreendedora comprou um box bem pequeno, no bairro de Rio Doce, em Olinda, para que ela pudesse montar o seu primeiro salão de beleza, o Bellystar. Nessa época, a rotina ficou corrida: ela trabalhava de manhã e à tarde ministrava um curso de cabeleireiro.
Tinha que sair cedo para chegar no horário, pois era bastante longe. Mas a vontade de crescer era tão grande que nem pensava na distância.
Ano vai, ano vem, Lucimary seguiu nessa rotina conquistando uma clientela fiel e chegou a mudar o endereço do salão mais de uma vez para fidelizar e expandir a clientela da Bellystar. Deu tão certo que ela pôde abrir mais uma unidade do empreendimento.
Após alguns acontecimentos pessoais, como a perda da mãe, ela decidiu se dedicar integralmente ao seu salão de beleza. “Nessa mesma época, comecei a fazer uma pós-graduação em Cosmetologia Clínica em Campinas”, conta.

Ali ela idealizou uma linha de produtos para cabelos crespos e cacheados, a Vivânce Cachos, associada ao seu primeiro projeto, o salão de beleza.
O Bellystar é um salão especializado em cabelos crespos e cacheados. “Hoje trabalho com algumas técnicas que desenvolvi, com os produtos que criei, para atender meus clientes”, conta.
O serviço de ativação/soltura de cachos é o carro-chefe, além do permanente orgânico, dos tratamentos e das terapias capilares e mechas. Mas os fios lisos não ficam de fora: “Temos cortes, coloração, transformação química e utilizo técnicas de visagismo”.
Nos últimos anos, Lucimary decidiu manter somente um salão, no bairro da Tamarineira, que também funciona como loja para conhecer e comprar os produtos da Vivânce Cachos.
Reconhecida como uma empresa inovadora, Lucimary conta que o negócio preza por um atendimento personalizado com técnicas inovadoras e resultados excelentes. Por investir em tráfego pago nas redes sociais, ela consegue trazer seu público-alvo até a Bellystar.
Nem a pandemia de covid-19 impediu o negócio de crescer, mesmo estando fechado. “Comecei a criar algumas ideias que até hoje continuam funcionando, como avaliação (capilar) por videochamada.”
Depois que o cenário foi se acalmando, ela começou a atender pessoas em casa e divulgar bastante todos os serviços nas redes sociais. Quando sobrava um tempo, Lucimary fazia questão de atualizar conhecimentos com cursos e oficinas do Sebrae.
Quando olha para trás, a empreendedora acredita que a Bellystar e a Vivânce subiram degraus, com muito esforço, graças a tomadas de decisão bem acertadas, principalmente no pós-pandemia.

A empreendedora já conhecia e participava de oficinas do Sebrae desde a época que ministrava cursos no interior de Pernambuco.
Depois que saí do Senac, ficou ainda mais forte minha relação com o Sebrae, pois sempre tive a preocupação de não ficar fora do mercado.
Além de fazer parte de grupos de empresários que expõem em feiras, ela frequentemente participa de cursos e cita alguns assuntos que considera essenciais desenvolver através de treinamentos: gestão financeira, atendimento e liderança.
Lucimary acredita que, atualmente, a empresa está em um bom momento, em plena ascensão.
Para o futuro, a meta é mudar a estrutura e modernizar o ambiente, além de montar um centro técnico.