SEBRAE

Chega Mais Beach

Economia & Política Aracati / CE
Luís transformou sua barraca de praia em um restaurante para 1,5 mil pessoas

Tudo começou com um quiosque em Canoa Quebrada (CE) que recebia poucos clientes. Com o apoio do Sebrae, o empresário soube investir no negócio, que cresceu e se transformou em um dos principais restaurantes da região, com capacidade de receber shows para 10 mil pessoas.

Megaestrutura de 6 mil m2
O Sebrae colocou na minha mente que a minha empresa poderia ser bem maior do que eu achava e esperava do negócio.

Em Fortaleza (CE), a rotina de Luís Nogueira era corrida: estudava de manhã, e à tarde trabalhava em uma farmácia entregando remédios. Após uns três anos de muito trabalho e aprendizagem, decidiu voltar para a vila em que nasceu, Canoa Quebrada, no município de Aracati (CE).

Há 25 anos, época em que retornou à comunidade litorânea, embora com estrutura bastante simples, a região já começava a atrair turistas interessados em desfrutar das belezas naturais das praias e falésias do local. Luís percebeu o movimento e, em sociedade com um primo, montou uma barraca e restaurante para atender os banhistas, a Chega Mais Beach.

Depois, com o tempo, eu comprei a parte do meu primo e fiquei sozinho. Fui tocando o barco.

O negócio começou com dois funcionários e seis mesas, com pouco movimento. Mas aos poucos foi conquistando os turistas e, no boca a boca, a barraca cresceu, conquistando uma clientela maior e cativa.

Um dia, o atendimento a um cliente mudaria significativamente a história do empreendimento. Era um consultor do Sebrae que, satisfeito com a estrutura e com o serviço da barraca, sugeriu que o negócio fizesse parte do Selo de Qualidade. Assim, começou a longa parceria com o Sebrae, que transformou tanto a empresa como o próprio Luís enquanto empresário.

“Deixei de ser simplesmente um cara que montou um negocinho pequeno e que estava satisfeito, para ser uma pessoa com perspectiva de futuro para crescer, gerar emprego e renda com qualidade. Uma visão de empreendedor mesmo.”
Além do Selo de Qualidade, Luís participou de diversos treinamentos e passou a ter consultoria financeira, com acompanhamento de perto de processos como compras e pagamentos. A partir de então, o empresário diz que o negócio não parou de crescer.

Hoje, a Chega Mais é referência, é uma empresa com uma megaestrutura, e eu devo isso à minha equipe e a essa parceria com o Sebrae, que tem sido fundamental.

Atualmente, o restaurante à beira-mar conta com estrutura de mais de 6 mil metros quadrados, que recebe até 1,5 mil pessoas sentadas. Também tem a capacidade de receber shows para até 10 mil pessoas, além de um auditório para cem pessoas usado para treinamentos, palestras e reuniões.

Antes da pandemia, eram 60 funcionários, mas o número subia para cerca de 80 em períodos de alta temporada. A operação foi interrompida no início da quarentena, sendo retomada apenas em setembro, com 35 colaboradores e todos os protocolos de segurança. A ideia é que até o fim do ano sejam 50 funcionários.

Para continuar crescendo, o empresário investe agora na construção de lounges, com lugares reservados para famílias e amigos. “Depois que o Sebrae me ensinou o que é ser empreendedor, eu durmo e acordo pensando em fazer alguma coisa, pois a gente não pode parar de pensar em melhorar. Eu penso que o cliente gosta de chegar e encontrar sempre novidade.”

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Cacau Serra

Economia & Política

A empreendedora decidiu seguir seu sonho de ter um negócio próprio, investiu no mercado de chocolates e virou atrativo turístico em Santa Catarina.

 Dayana Fabre

Urubici / SC

Seriema Ecoturismo

Economia & Política

O objetivo era ter um CNPJ para fazer cursos, mas o negócio se tornou a principal empresa do segmento das Serras Gerais (TO)

 Fernanda Tainã

Rio da Conceição / TO

Studio Olimpic Shape

Economia & Política

A ex-atleta olímpica e empresária diz que o Sebrae foi fundamental para que ela conseguisse tirar a ideia do papel e estruturar o negócio

 Luana Machado

São Paulo / SP

DG Distribuidora de Água Mineral

Economia & Política

Entenda como o Sebrae o ajudou a consolidar o negócio, que cresceu 80%

 Douglas Guilhem

Marília / SP

Selfsy Alimentos Saudáveis

Economia & Política

A empresária contou com apoio do Sebrae para a internacionalização de sua empresa, e hoje seus produtos saudáveis são vendidos até no exterior

 Joice Sabatke

Itajaí / SC

Schaefer Pub

Economia & Política

O empresário diz que o Sebrae foi fundamental para estruturar o negócio e para não fechar com a pandemia

 Daniel Schaefer

Florianópolis / SC

Moriá Turismo

Economia & Política

O empresário diz que a parceria com o Sebrae foi fundamental para o crescimento do negócio

 Renan Costa

Francisco Santos / PI

Jeito Mineiro

Economia & Política

Após abrir um restaurante de sucesso em Curitiba, a empreendedora agora busca emplacar a linha de produtos congelados criada durante a pandemia.

 Maria Lopes

Curitiba / PR

Era do Gelo

Economia & Política

Apesar das dificuldades financeiras decorrentes da pandemia, donos de choperia recebem capacitação do Sebrae e conseguem manter o negócio funcionando

 Luma e Wellington

Chopinzinho / PR