Chega Mais Beach
Economia & Política Aracati / CETudo começou com um quiosque em Canoa Quebrada (CE) que recebia poucos clientes. Com o apoio do Sebrae, o empresário soube investir no negócio, que cresceu e se transformou em um dos principais restaurantes da região, com capacidade de receber shows para 10 mil pessoas.
Megaestrutura de 6 mil m2O Sebrae colocou na minha mente que a minha empresa poderia ser bem maior do que eu achava e esperava do negócio.
Em Fortaleza (CE), a rotina de Luís Nogueira era corrida: estudava de manhã, e à tarde trabalhava em uma farmácia entregando remédios. Após uns três anos de muito trabalho e aprendizagem, decidiu voltar para a vila em que nasceu, Canoa Quebrada, no município de Aracati (CE).
Há 25 anos, época em que retornou à comunidade litorânea, embora com estrutura bastante simples, a região já começava a atrair turistas interessados em desfrutar das belezas naturais das praias e falésias do local. Luís percebeu o movimento e, em sociedade com um primo, montou uma barraca e restaurante para atender os banhistas, a Chega Mais Beach.
Depois, com o tempo, eu comprei a parte do meu primo e fiquei sozinho. Fui tocando o barco.
O negócio começou com dois funcionários e seis mesas, com pouco movimento. Mas aos poucos foi conquistando os turistas e, no boca a boca, a barraca cresceu, conquistando uma clientela maior e cativa.
Um dia, o atendimento a um cliente mudaria significativamente a história do empreendimento. Era um consultor do Sebrae que, satisfeito com a estrutura e com o serviço da barraca, sugeriu que o negócio fizesse parte do Selo de Qualidade. Assim, começou a longa parceria com o Sebrae, que transformou tanto a empresa como o próprio Luís enquanto empresário.
“Deixei de ser simplesmente um cara que montou um negocinho pequeno e que estava satisfeito, para ser uma pessoa com perspectiva de futuro para crescer, gerar emprego e renda com qualidade. Uma visão de empreendedor mesmo.”
Além do Selo de Qualidade, Luís participou de diversos treinamentos e passou a ter consultoria financeira, com acompanhamento de perto de processos como compras e pagamentos. A partir de então, o empresário diz que o negócio não parou de crescer.
Hoje, a Chega Mais é referência, é uma empresa com uma megaestrutura, e eu devo isso à minha equipe e a essa parceria com o Sebrae, que tem sido fundamental.
Atualmente, o restaurante à beira-mar conta com estrutura de mais de 6 mil metros quadrados, que recebe até 1,5 mil pessoas sentadas. Também tem a capacidade de receber shows para até 10 mil pessoas, além de um auditório para cem pessoas usado para treinamentos, palestras e reuniões.
Antes da pandemia, eram 60 funcionários, mas o número subia para cerca de 80 em períodos de alta temporada. A operação foi interrompida no início da quarentena, sendo retomada apenas em setembro, com 35 colaboradores e todos os protocolos de segurança. A ideia é que até o fim do ano sejam 50 funcionários.
Para continuar crescendo, o empresário investe agora na construção de lounges, com lugares reservados para famílias e amigos. “Depois que o Sebrae me ensinou o que é ser empreendedor, eu durmo e acordo pensando em fazer alguma coisa, pois a gente não pode parar de pensar em melhorar. Eu penso que o cliente gosta de chegar e encontrar sempre novidade.”