Vinagro
Cultura Empreendedora Macaíba / RNAposentado, Manoel foi morar em um sítio onde enxergou uma oportunidade de negócio: decidiu abrir um viveiro de plantas que já conquistou aumento de 80% no faturamento.
Fiz cursos, palestras, leituras sobre plantas e viagens no Brasil e exterior com suporte do Sebrae.
Ex-bancário, corretor de imóveis, técnico em agropecuária e formado em Administração de Empresas. Manoel Vinagre Costa teve a ideia para seu negócio quando se mudou para um sítio em Macaíba, Rio Grande do Norte, após se aposentar. Hoje, é dono de um viveiro especializado no desenvolvimento de espécies vegetais para paisagismo, jardinagem e reflorestamento que já obteve crescimento de 80% no faturamento.
“Fui convidado para uma palestra no Sebrae por amigos do ramo de plantas que me despertou muita coisa”, explicou. Foi em 2013 que a Vinagro Plantas Ornamentais foi inaugurada. No início do negócio, havia somente Manoel, um jardineiro e uma profissional focada em vendas. Sem experiência na área, o empreendedor decidiu se capacitar.
O Sebrae me ajudou com cursos, visitas, palestras gerenciais e empresariais, feiras e viagens a São Paulo e aos Estados Unidos.
A parceria com o Sebrae permaneceu durante anos e foi essencial para o crescimento da empresa. Entre os serviços utilizados, estão consultorias na área financeira, estratégica e de floricultura, capacitações sobre produção, boas práticas agrícolas, mapeamento e modelagem de processos e acompanhamento agronômico.
Desde então, o negócio aumentou 80% do faturamento. Os desafios, claro, chegaram. Manoel afirma que sofreu as consequências da pandemia de covid-19 e das mudanças no mercado. “A concorrência desenfreada dos grandes shoppings, supermercados e de pet shops que passaram a vender plantas nos forçou a reinventar, e já estamos sentindo o aquecimento do mercado e os clientes voltando.”
Atualmente, a Vinagro tem duas lojas físicas. Uma fica no local em que é feita a produção, e a outra em Natal. As plantas também podem ser compradas por meio da loja virtual, que permite o aluguel de plantas de pequeno e médio porte para decoração de eventos. O objetivo de Manoel agora é que o negócio continue crescendo e comece a andar sozinho: “Que eu seja dispensável na empresa”, destacou.