SEBRAE

Morena Canela

Cultura Empreendedora Natal / RN
Marca de acessórios da Clau completará 15 anos no mercado

Batizada de Morena Canela, a empresa do casal Clau e Felipe foi aberta em 2009 com o propósito de enaltecer as mulheres brasileiras e hoje já conta com mais de 7 mil clientes.

O Sebrae foi essencial para nos orientar por onde seguir e como formatar uma marca.

Clau Rocha e Felipe Pinheiro, parceiros na vida, decidiram se tornar parceiros de negócios na criação de uma marca de acessórios femininos exclusivos. A ideia deu certo, e a produção inicial, que antes era de 21 peças, hoje, após quase 15 anos de empresa, é de 5 mil peças mensais.

Em busca de algo que preenchesse sua vida, Clau encontrou no empreendedorismo um propósito. “Sempre gostei de produzir acessórios para uso próprio e vi na produção de acessórios uma fonte de renda que me completava e também me dava prazer”, explicou Clau. 

E foi assim que, em maio de 2009, a Morena Canela nasceu. Localizada em Natal, no Rio Grande do Norte, a loja conta com coleções originais desenvolvidas usando tecnologia de ponta, com as melhores matérias-primas e produzidas pelas mãos de artesãs.

Mas, para alcançar o sucesso, o casal precisou de muita garra, dedicação e persistência. “Nosso início foi bem difícil. Não tínhamos fornecedores e sempre sonhamos em entregar um produto que tivesse muita qualidade, desde a produção até as embalagens e a experiência de compra”. 

Para realizar a primeira grande venda, ela e Felipe precisaram passar a noite em claro produzindo a coleção que deveria ser apresentada para a cliente no dia seguinte. “Fomos dormir às 6h30 da manhã, e o encontro com a cliente era às 9h. Essa experiência nos ensinou muito sobre resiliência e não desistir nunca”, conta. 

Por não terem experiência, Clau e Felipe procuraram o Sebrae para obter orientações sobre como administrar um negócio. “Éramos iniciantes no empreendedorismo e não sabíamos de muitas coisas. O Sebrae nos ajudou no registro da marca e nas inúmeras consultorias 一 financeira, comercial, de gestão”, pontuou.

Entre os programas que participaram, estão o Empretec e o Sebraetec. “Passamos de uma produção inicial de 21 peças para uma produção de até 5 mil peças mensais, e hoje somos 14 pessoas vivendo do sonho Morena Canela.”
Em 2023, a empresa completará 15 anos de existência, uma marco do qual ela e sua equipe se orgulham. “Apesar de a empresa ter uma equipe enxuta, nós nos orgulhamos muito da organização e eficiência que conquistamos. Temos mais de 170 clientes de atacado ativos e mais de 7 mil clientes de varejo registrados em nosso banco de dados.”

Para realizar a divulgação do negócio, Clau destaca que o digital foi fundamental para atender às novas tendências de consumo dos clientes e ser uma vitrine para expor seus produtos. 

O Instagram sempre foi uma ferramenta de divulgação extremamente importante para nosso negócio. O site veio depois, se transformando num importante canal de receita para a empresa e por onde conseguimos otimizar nossas vendas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Atualmente, as peças são vendidas na loja física, localizada em Natal (RN), com atendimento exclusivo, personalizado e online pelo site oficial da empresa e WhatsApp.

Pensando em melhorias para o futuro, Clau tem como meta promover uma melhor experiência para suas clientes com a abertura de duas novas lojas de varejo. “Queremos também reformar a nossa fábrica e criar uma estrutura de showroom para receber nossas clientes de atacado, com o intuito de aproximá-las dos nossos processos”, finalizou.

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO