Morena Canela
Cultura Empreendedora Natal / RNBatizada de Morena Canela, a empresa do casal Clau e Felipe foi aberta em 2009 com o propósito de enaltecer as mulheres brasileiras e hoje já conta com mais de 7 mil clientes.
O Sebrae foi essencial para nos orientar por onde seguir e como formatar uma marca.
Clau Rocha e Felipe Pinheiro, parceiros na vida, decidiram se tornar parceiros de negócios na criação de uma marca de acessórios femininos exclusivos. A ideia deu certo, e a produção inicial, que antes era de 21 peças, hoje, após quase 15 anos de empresa, é de 5 mil peças mensais.
Em busca de algo que preenchesse sua vida, Clau encontrou no empreendedorismo um propósito. “Sempre gostei de produzir acessórios para uso próprio e vi na produção de acessórios uma fonte de renda que me completava e também me dava prazer”, explicou Clau.
E foi assim que, em maio de 2009, a Morena Canela nasceu. Localizada em Natal, no Rio Grande do Norte, a loja conta com coleções originais desenvolvidas usando tecnologia de ponta, com as melhores matérias-primas e produzidas pelas mãos de artesãs.
Mas, para alcançar o sucesso, o casal precisou de muita garra, dedicação e persistência. “Nosso início foi bem difícil. Não tínhamos fornecedores e sempre sonhamos em entregar um produto que tivesse muita qualidade, desde a produção até as embalagens e a experiência de compra”.
Para realizar a primeira grande venda, ela e Felipe precisaram passar a noite em claro produzindo a coleção que deveria ser apresentada para a cliente no dia seguinte. “Fomos dormir às 6h30 da manhã, e o encontro com a cliente era às 9h. Essa experiência nos ensinou muito sobre resiliência e não desistir nunca”, conta.
Por não terem experiência, Clau e Felipe procuraram o Sebrae para obter orientações sobre como administrar um negócio. “Éramos iniciantes no empreendedorismo e não sabíamos de muitas coisas. O Sebrae nos ajudou no registro da marca e nas inúmeras consultorias 一 financeira, comercial, de gestão”, pontuou.
Entre os programas que participaram, estão o Empretec e o Sebraetec. “Passamos de uma produção inicial de 21 peças para uma produção de até 5 mil peças mensais, e hoje somos 14 pessoas vivendo do sonho Morena Canela.”
Em 2023, a empresa completará 15 anos de existência, uma marco do qual ela e sua equipe se orgulham. “Apesar de a empresa ter uma equipe enxuta, nós nos orgulhamos muito da organização e eficiência que conquistamos. Temos mais de 170 clientes de atacado ativos e mais de 7 mil clientes de varejo registrados em nosso banco de dados.”
Para realizar a divulgação do negócio, Clau destaca que o digital foi fundamental para atender às novas tendências de consumo dos clientes e ser uma vitrine para expor seus produtos.
O Instagram sempre foi uma ferramenta de divulgação extremamente importante para nosso negócio. O site veio depois, se transformando num importante canal de receita para a empresa e por onde conseguimos otimizar nossas vendas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Atualmente, as peças são vendidas na loja física, localizada em Natal (RN), com atendimento exclusivo, personalizado e online pelo site oficial da empresa e WhatsApp.
Pensando em melhorias para o futuro, Clau tem como meta promover uma melhor experiência para suas clientes com a abertura de duas novas lojas de varejo. “Queremos também reformar a nossa fábrica e criar uma estrutura de showroom para receber nossas clientes de atacado, com o intuito de aproximá-las dos nossos processos”, finalizou.