SEBRAE

Solze

Inovação & Tecnologia Nilópolis / RJ
Marca de bolsas começou em um quarto e hoje já atende o Brasil

De funcionária a empresária: Shirley pôde contar com o apoio do Sebrae para empreender e crescer.

A ideia de negócio de Shirley Chaves Melo surgiu da experiência e da necessidade, onde ela viu uma oportunidade para empreender e inovar. 

Há 15 anos, ela era vendedora técnica na área de videovigilância, cabeamento e motores para portões. Entre uma conversa e outra com seus clientes, via a necessidade de acessórios de qualidade para guardar ferramentas e que tivessem um valor acessível.

Shirley sempre trabalhou e estudou. Por isso, não pôde acompanhar o crescimento do filho, que hoje tem 22 anos. Ela não queria que o mesmo se repetisse com a filha de 12. Foi aí que resolveu unir o útil ao agradável e decidiu empreender! 

Sempre gostei de desenhar bolsas e calçados femininos, então tive a ideia das bolsas para ferramentas, uma vez que já conhecia o público e sabia o que ele queria. 

Porém, ela nunca tinha tido contato com uma máquina de costura. Ainda assim, disposta a seguir com a ideia, tentou terceirizar toda a fabricação. Não deu certo, nenhuma costureira ou empresa conseguia fabricar os produtos do jeito que Shirley imaginava e queria.

“Então comprei uma máquina e comecei a costurar. Assim fui desenvolvendo a costura e a modelagem. Como do mercado eu entendia, ficou fácil escoar as produções”, conta. 

Pouco a pouco, ela foi melhorando a técnica e criando novos produtos. Hoje, a Solze conta com um portfólio de aproximadamente 30 produtos, incluindo bolsas, mochilas, cintos, maletas e por aí vai. “São produtos diferenciados devido à necessidade de serem fortes para aguentar o peso das ferramentas de trabalho”, completa.

Para Shirley, a inovação da marca está no seu diferencial: “Enquanto a maioria dos nossos concorrentes são fabricantes de ferramentas, a Solze tem foco no profissional técnico como um todo”.

À medida que as pessoas iam conhecendo nossos produtos, vi que tinha um negócio promissor. Mas fomos empregados a vida toda, e em nenhum momento fomos preparados para ser empreendedores.

Ela conta que, quando a Solze estava alocada em uma casa, num espaço pequeno, recebeu a visita de um Agente do Sebrae e, entre uma orientação e outra, percebeu que não poderia ampliar o espaço: “Os gastos com obras iriam atrapalhar meu orçamento e meu desenvolvimento”. 

O que ela fez? Alugou um espaço. E o resultado? “Meu faturamento dobrou, e o número de colaboradores também”, comemora. 

A parceria entre Shirley e o Sebrae seguiu e segue em frente, tanto que ela arregaçou as mangas e participou de cursos voltados para desenvolver habilidades empreendedoras, financeiras e estratégicas. 

Não demorou muito para a empresária notar os resultados. Perguntamos como ela enxergava a Solze e como vê a empresa atualmente:

Começamos do zero, com investimento zero e sem planejamento. Só com a ideia e a vontade. Hoje temos seis funcionários e perspectiva de crescimento.

Em quatro anos, a Solze saiu de um quarto em uma casa para um espaço alugado — que hoje já não é mais suficiente. “Estamos procurando um espaço maior e hoje já temos mais de 20 máquinas para produção.”

Hoje, as mochilas, bolsas e estojos da marca chegam a muitos estados, mas esse dado ainda não é 0,5% da capacidade que a Shirley sabe que seu negócio tem.

Quando fala sobre o futuro, a empresária tem ótimas expectativas: “A meta é nos tornarmos a maior marca de produtos no setor. Queremos ser referência de qualidade e de praticidade”, conclui.

Assim como Shirley, você pode dar o primeiro passo para o sucesso. De que maneira podemos te ajudar?

Essa história continua. Siga nas redes:

https://www.solze.com.br/

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

QualiMedi Saúde

Inovação & Tecnologia

Crisanália Cinagava e Fernando Cinagava abriram clínica com atendimento de nível particular com preço acessível

 Crisanália Cinagava e Fernando Cinagava

Londrina / PR

Miragem Moda Íntima

Inovação & Tecnologia

Com o apoio do Sebrae, a empresa cresceu e atualmente conta com quatro lojas

 Eloisa Wendt

Pérola / PR

Bipp Tecnologia

Inovação & Tecnologia

Marcus Linhares transformou a tese do doutorado em negócio

 Marcus Linhares

Picos / PI

Criatório Neves

Inovação & Tecnologia

 Rodrigo da Silveira Alves Neves

Sobrália / MG

Tapeçauto Tapeçaria Automotiva

Inovação & Tecnologia

Orimarço e Angela inovam empresa familiar com ampla variedade de serviços para automóveis, lanchas e barcos.

 Angela Aparecida e Orimarço Nazaré

Cuiabá / MT

Lugar de Encontro

Inovação & Tecnologia

Camila, Ingrid, Milla e Sara abriram empresa de acompanhamentos terapêuticos que oferece atendimento profissional fora de clínicas e consultórios

 Camila, Ingrid, Milla e Sara

Brasília / DF

Grigliata Casa de Carnes e Hortifruti

Inovação & Tecnologia

Atento às mudanças da economia e transformações dos hábitos de consumo, empreendedor abriu um mercado para público de nicho

 Mateus Zanolla

Curitiba / PR

Papelaria Universitária

Inovação & Tecnologia

Além de oferecer um atendimento sob medida, a Papelaria Universitária inova ao oferecer produtos e serviços exigidos pelos hábitos pós-pandemia

 Marcelo Dorileo

Cuiabá / MT

Kaffe Torrefação e Treinamento

Inovação & Tecnologia

Empreendedora conta como, ao lado de seu sócio e esposo, Eudes Santos, criou o Kaffe e inovou o mercado cafeicultor

 Lidiane Santos

Recife / PE