SEBRAE

Empório das Massas

Cultura Empreendedora São Paulo / SP
Marca de Vinícius produz, em média, 500 refeições por dia

No Sebrae ele encontrou as ferramentas para estruturar o Empório das Massas, atualmente com duas unidades e planos de expansão.

Se a história de vida de Vinícius Ramos fosse transformada em uma refeição, daria direito a entrada, prato principal e sobremesa. Desde criança, o empresário esteve próximo do ramo alimentício. Seu pai era dono de uma pizzaria, e lá ele aprendeu de tudo um pouco: tanto o que dava certo quanto o que dava errado.

Aos 25 anos, casado e prestes a ser pai, Vinícius viu-se diante da vontade e da necessidade de ter algo só seu, de traçar seu próprio destino. Em 2012, abriu uma lanchonete e trabalhou nela por um ano. Mesmo com os aprendizados adquiridos com o pai, o negócio não deu certo. 

Com uma filha recém-nascida e morando de aluguel, Vinícius persistiu na ideia e montou a marmitaria porque sabia bem o que queria conquistar no futuro — um negócio que o permitisse ter mais tempo de qualidade ao lado da família e estabilidade financeira. Inicialmente, a marmitaria funcionava em um salão de 40 m² em Birigui, São Paulo. Lá, ele, a esposa e uma funcionária preparavam refeições para empresas, até que o empreendedor decidiu ofertar os produtos para os moradores da região.

O Empório das Massas começou a dar certo, mas Vinícius logo percebeu que o projeto vinha crescendo da maneira errada: “A gente trabalhava, trabalhava, trabalhava e eu não via lucro. Não sabia quanto eu vendia, quanto eu ganhava.” Foi quando decidiu procurar o Sebrae em Araçatuba, município vizinho de Birigui. 

Prepare-se antes. Faça cursos que te ajudem sobre o negócio, finanças, marketing e pessoas. Conheça seu negócio, seus concorrentes. Pense em longo prazo, as coisas não acontecem do dia para a noite. Seja fiel ao que você acredita e tenha um propósito claro de onde quer chegar.

O primeiro curso feito por Vinícius foi o Alimentação Fora do Lar. Nele, o empresário também teve acesso a conhecimentos sobre marketing, finanças e outras áreas: “Quando eu fiz e pus em prática, comecei a enxergar a minha empresa. Entendi o que eu precisava de verdade para crescer.” 

Para entender como administrar um negócio, Vinícius destaca o Empretec, do qual participou em 2016. Ele define a experiência como um divisor de águas: “É um curso que todo mundo deveria fazer, independente de ser empresário ou não.”

Após a imersão, o empreendedor relata que conseguiu olhar para a marmitaria a partir de outro ponto de vista. E foi assim, quando o crescimento aconteceu de forma estruturada, que surgiu a chance de abrir uma segunda loja física, e as pessoas começaram a enxergar o projeto com bons olhos.

Vinícius relata que o empreendimento vem crescendo mais e mais a cada ano. Hoje, o Empório das Massas conta com uma média de 25 trabalhadores contratados, que dão conta de uma produção diária de, em média, 500 refeições — o que corresponde a cerca de 4 toneladas de alimentos por mês. 

Mesmo durante a pandemia, 2020 foi um ano excelente para a marca. Apesar de todas as restrições e desafios impostos pela crise sanitária, o empresário não cruzou os braços. Pelo contrário, tratou de se reinventar.

Vinícius conta que o diferencial foi seguir atentamente os protocolos de segurança e entender as necessidades do seu público-alvo. Antes avesso a entregas, percebeu que precisava mudar sua mentalidade. 

Além de uma embalagem especial para entregas, implementou os serviços de drive-thru e delivery para continuar vendendo. Deu tão certo que o Empório das Massas ultrapassou todas as metas e expectativas de 2020. 

Meu negócio não é vender comida, existo para dar qualidade de vida às pessoas através da alimentação. Existo para dar oportunidade de emprego. Esse é meu propósito.

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO