Box Burguer
Economia & Política Chapadão do Sul / MS
Enquanto trabalhava na loja do irmão, o empresário já pensava em ter a própria empresa. Quando teve a ideia de trabalhar com hambúrguer artesanal, ficou um pouco inseguro sobre a aceitação do produto na cidade, mas o apoio do Sebrae fizeram do negócio um sucesso.
Capacidade para receber 52 clientes
Sempre que precisei de apoio e de alguma orientação, o Sebrae estava presente com um consultor disposto a passar informações. O Sebrae é essencial.
Depois de uma temporada trabalhando na área de hotelaria na Bahia, após ter se formado em turismo, Marcelo Balen decidiu voltar para seu estado natal, o Mato Grosso do Sul. Em 2011, mudou-se para Chapadão do Sul (MS) a fim de trabalhar com o irmão, que tinha uma loja na cidade.
Pouco tempo depois, já pensava sobre o que poderia fazer para ter o próprio negócio. Não tinha muito dinheiro, mas não lhe faltava disposição. Como foi criado em uma cozinha, pois sua mãe adora cozinhar, pensou em trabalhar com hambúrguer.
Para aprender, entrou um contato com um amigo de Porto Seguro (BA) que atuava no ramo e pediu que ele lhe ensinasse a fazer hambúrgueres artesanais. A partir de então, começou a se aprimorar no preparo, recebendo a aprovação de quem provava. Em seguida, passou a pesquisar sobre o cenário local, as necessidades e as condições para abrir o negócio.
A princípio, pensou em comprar um trailer, mas o preço era muito alto. Como alternativa, achou um contêiner, que adaptou para instalar o empreendimento. Com tudo pronto, abriu a Box Burguer.

Ficamos entre oito e dez meses planejando o que a gente ia montar, planejando o preço de tudo. Quando a gente chegou na precificação, ficamos com medo porque nosso produto ficou em torno de 30% mais caro que a média e não sabíamos como o público interpretaria isso. Mas felizmente a recepção foi muito boa. Quem veio e provou achou sensacional. O boca a boca foi rápido.
“Ficamos entre oito e dez meses planejando o que a gente ia montar, planejando o preço de tudo. Quando a gente chegou na precificação, ficamos com medo porque nosso produto ficou em torno de 30% mais caro que a média e não sabíamos como o público interpretaria isso. Mas felizmente a recepção foi muito boa. Quem veio e provou achou sensacional. O boca a boca foi rápido.”
Marcelo diz que a parceria com Sebrae começou desde o início e que sempre recorre ao apoio.”Se preciso de alguma coisa, eles estão junto, oferecendo uma ferramenta para nós melhorarmos. Estreitamos essa relação, e sempre tem uma capacitação, alguma coisa. Estamos numa linha contínua de evolução.”
Segundo o empresário, o apoio foi importante para o sucesso do negócio, e o faturamento da empresa vem se ampliando ano a ano. Com a pandemia de Covid-19 em 2020, houve uma estagnação, mas não chegou a ter uma queda nas finanças.
“A gente não podia mais atender normalmente, tivemos que nos adaptar ao sistema de entrega, e com isso a questão financeira muda muito. Mas estava acontecendo o programa Orienta Sebrae, e fiz as capacitações disponíveis. Conseguimos reverter toda essa situação. Não tem nome mais apropriado para esse programa, porque nós estávamos totalmente desorientados.”
Ele diz ainda que o programa do Sebrae foi fundamental para ganhar mais confiança em suas ações na gestão da empresa. “As orientações de mercado foram sensacionais, deram uma alavancada nas nossas vendas. Animou a gente, foi muito bacana.”
O negócio, que começou apenas com Marcelo, a esposa, o cunhado e um garçom, hoje conta com cem funcionários em um local que pode receber até 52 pessoas. O empresário está focado no calendário de pequenos eventos, entre eles o de comemoração de cinco anos da hamburgueria e um festival de pães. “Até o final do ano está tudo programado. As expectativas são ótimas. Temos um norte, uma perspectiva boa. A gente ficou muito preocupado em ter que reduzir o quadro de funcionário, mas felizmente já percebemos que isso não vai acontecer.”