Carvalho & Silva Móveis Planejados
Inovação & Tecnologia Juiz de Fora / MGCasal de sócios investiu em loja de móveis planejados com foco em qualidade na entrega e no atendimento, resultando em um crescimento contínuo
Com a ajuda do Sebrae, conseguimos formar e motivar uma equipe de trabalho que faz toda a diferença para o crescimento da empresa.
Em 2016, Sueli Silva e Vagner Carvalho decidiram se mudar de São Paulo para Juiz de Fora, em Minas Gerais, com o desejo de oferecer uma vida mais tranquila, segura e confortável para Maria Flor, filha do casal que ainda estava para nascer.
Em São Paulo, Sueli graduou-se como socióloga e por 18 anos coordenou uma ONG de atendimento a mulheres. Já Vagner, fotógrafo e cinegrafista, trabalhava em uma produtora. Paralelamente, ele adquiriu experiência como marceneiro — e foi assim que aprendeu o ofício da marcenaria criativa e eficiente.
Estabelecidos em uma nova cidade, os dois encontraram a motivação necessária para abrir um negócio próprio. Depois de fazer um levantamento de possibilidades — como fornecedores, clientes e concorrência —, o casal optou por abrir uma marcenaria, já que Vagner tinha o conhecimento técnico necessário.
A partir daí, vieram os primeiros desafios. Sueli destaca a falta de capital de giro, não saber como precificar um produto e a falta de conhecimento na gestão de uma empresa como obstáculos.
Com o apoio de amigos, familiares e conhecidos, a marcenaria foi ganhando uma reputação cada vez mais positiva e alcançou os segmentos da construção civil e construtoras de Juiz de Fora. O foco em uma entrega de qualidade e um atendimento diferenciado foram fatores-chave para a fidelização e o aumento da clientela. Com o sucesso crescente, o negócio que começou como MEI em 2016 virou Microempresa no ano seguinte.
Também em 2017, Sueli assumiu a área administrativa do negócio e iniciou os estudos na área de Design de Móveis e Interiores para trabalhar com o projeto.
Estávamos entrando num mercado bem saturado, porém carente de qualidade, de compromisso com o cliente e de bom atendimento. Essas carências nos possibilitaram ganhar muitos clientes.
A C&S trabalha com móveis planejados sob medida e personalizados para ambientes residenciais, comerciais e corporativos. A empresa também dispõe de opções desde o projeto de detalhamento técnico de modelagem 3D até o acabamento total do mobiliário. A marca também conta com outro produto, a Laca — que faz a pintura de móveis novos e usados.
De acordo com Vagner e Sueli, o público da Carvalho & Silva busca “qualidade, bom atendimento, profissionalismo, fino acabamento e satisfação”. E completam: “Nossos clientes não querem dor de cabeça com o serviço contratado. É um dos nossos objetivos, junto com o prazo de entrega”.
O público costuma chegar até os sócios através de indicações e parcerias com arquitetos e designers. A empresa também conta com um forte trabalho no Facebook, Instagram e Google Meu Negócio para divulgar os serviços oferecidos.
Vagner e Sueli decidiram buscar o Sebrae porque sentiram a necessidade de melhorar o atendimento ao cliente, aprimorar a marca no mercado e firmar a identidade do negócio. “E sobretudo precisávamos de orientações de finanças e gestão de empresas”, reforçam. Após a participação em consultorias, no Sebraetec e Programa ALI, os sócios afirmam que os ganhos foram enormes.
Consolidada no mercado de Juiz de Fora, nos últimos 6 anos a empresa teve um crescimento anual médio em vendas de 27%. E os números não param de impressionar: até julho de 2022, a C&S já superou em 42% a marca alcançada no mesmo período em 2021. Com a crescente procura dos públicos A e B, o indicativo é que a marca está alcançando novos patamares.
Com o propósito de continuar crescendo, Sueli e Vagner almejam “a ampliação do espaço de trabalho para criar um layout mais favorável para o trabalho da equipe”. Outra ideia é expandir a equipe de seis funcionários e prepará-los para solucionar todos os desafios com maestria.