SEBRAE

Tapiocas da Tia Dê

Economia & Política Palmas / TO
Maria deixou o emprego público e abriu a primeira tapiocaria de Palmas

Conhecer bem os serviços do Sebrae foi um dos motivos que levaram Maria a decidir mudar de vida e se tornar sua própria patroa. Pioneira na venda de tapioca em Palmas, ela se prepara agora para abrir franquias de sua loja.

Sonho de empreender
O Sebrae foi uma escola e tanto para mim. Aprendi sobre gestão, articulação, a fazer parcerias, como lidar com o público. Para mim foi um laboratório.

Maria Adeneide Mendonça era servidora comissionada da prefeitura de Palmas (TO), mas queria mesmo era ser a própria chefe. Os 11 anos em que trabalhou como funcionária do Sebrae em Tocantins lhe inspiravam ainda mais a abrir o seu negócio.

Nos fins de semana, ajudava a mãe a vender tapioca em uma feira livre da cidade e percebeu que havia demanda pelo alimento nos outros dias da semana, já que até então era o único ponto de vendas na cidade. Em 2012, tomou a decisão que mudou o rumo de sua vida profissional: deixaria o serviço público para vender tapioca.

Começou formalizando-se como microempreendedora individual (MEI) e vendendo como ambulante em um trailer alugado, com a ajuda do filho e de um funcionário. Por meio de parceria com uma marca de refrigerantes, conseguiu tenda, freezer, mesas, cadeiras e suportes de guardanapo. “Isso na época custava muito caro, e com essa parceria eu otimizei o meu dinheiro, diminuindo o investimento inicial, que foi baixo.”

O Sebrae também foi um parceiro, ajudando-a a planejar o empreendimento com consultorias, pesquisa de mercado, capacitações e orientações para elaborar o plano de negócios.

Um ano depois da inauguração da Tapiocas da Tia Dê, o negócio mudou de MEI para microempresa (ME). A estrutura física também foi ampliada, e a tapiocaria se mudou para um espaço tipo contêiner em um ponto estratégico da cidade.

o negócio bombou. Em 2015, tinha nove funcionários, três chapas funcionando a todo vapor. Porém, nesse mesmo ano a crise fez com que a demanda diminuísse. Hoje eu tenho uma chapa funcionando e seis funcionários. Tive que reduzir porque a gente precisa ir se ajustando.

Oito anos após a abertura da tapiocaria e cinco após a crise, o negócio está se recuperando, e Maria quer crescer mais. A empresária já planeja a expansão para este ano de 2020 e trabalha no processo de abertura de franquias de sua marca.

Essa história continua. Siga nas redes:

https://tapiocasdatiade.com.br/

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Cacau Serra

Economia & Política

A empreendedora decidiu seguir seu sonho de ter um negócio próprio, investiu no mercado de chocolates e virou atrativo turístico em Santa Catarina.

 Dayana Fabre

Urubici / SC

Seriema Ecoturismo

Economia & Política

O objetivo era ter um CNPJ para fazer cursos, mas o negócio se tornou a principal empresa do segmento das Serras Gerais (TO)

 Fernanda Tainã

Rio da Conceição / TO

Studio Olimpic Shape

Economia & Política

A ex-atleta olímpica e empresária diz que o Sebrae foi fundamental para que ela conseguisse tirar a ideia do papel e estruturar o negócio

 Luana Machado

São Paulo / SP

DG Distribuidora de Água Mineral

Economia & Política

Entenda como o Sebrae o ajudou a consolidar o negócio, que cresceu 80%

 Douglas Guilhem

Marília / SP

Selfsy Alimentos Saudáveis

Economia & Política

A empresária contou com apoio do Sebrae para a internacionalização de sua empresa, e hoje seus produtos saudáveis são vendidos até no exterior

 Joice Sabatke

Itajaí / SC

Schaefer Pub

Economia & Política

O empresário diz que o Sebrae foi fundamental para estruturar o negócio e para não fechar com a pandemia

 Daniel Schaefer

Florianópolis / SC

Moriá Turismo

Economia & Política

O empresário diz que a parceria com o Sebrae foi fundamental para o crescimento do negócio

 Renan Costa

Francisco Santos / PI

Jeito Mineiro

Economia & Política

Após abrir um restaurante de sucesso em Curitiba, a empreendedora agora busca emplacar a linha de produtos congelados criada durante a pandemia.

 Maria Lopes

Curitiba / PR

Era do Gelo

Economia & Política

Apesar das dificuldades financeiras decorrentes da pandemia, donos de choperia recebem capacitação do Sebrae e conseguem manter o negócio funcionando

 Luma e Wellington

Chopinzinho / PR