Fazenda Capoeira Coffee
Cultura Empreendedora Areado / MGEla e seu marido compraram uma fazenda em Areado (MG) e do zero construíram a Fazenda Capoeira Coffee, empresa de cafés especiais.
O papel do Sebrae no meu negócio é fundamental, é uma parceria que nos faz ir mais longe. Se a gente chegou aonde chegou foi por causa do Sebrae.
A história da Fazenda Capoeira Coffee é também uma história de amor: o amor de Marisa e Gabriel Contreras pela roça, pelo café e pelas pessoas. Bem-sucedidos no mercado farmacêutico e vivendo em São Paulo, o casal largou tudo para começar uma cafeicultura em Minas Gerais.
Marisa Helena Contreras nasceu em uma região produtora de café e sempre teve seu pai 一 um apreciador de café 一 como referência. Para sua carreira profissional, no entanto, ela escolheu algo bem diferente. “Durante 23 anos, fui uma muito bem-sucedida empresária do varejo farmacêutico”, conta Marisa.
O cenário, contudo, se transformou quando ela percebeu uma mudança no segmento. “Eu enxerguei que os grandes grupos varejistas estavam se movimentando para se concentrar e virar gigantes do varejo e que os pequenos negócios como os meus sofreriam por conta disso”, explica.
Como consequência, Marisa e seu marido decidiram comprar uma fazenda em Minas Gerais e começar um negócio de café do zero. “Por ser um universo desconhecido, fui me capacitar. Comecei a estudar, ler e percebi que o mercado de cafés especiais crescia a passos largos.”
Durante esse período, Marisa pôde contar com o apoio do Sebrae, que a ajudou a mudar sua visão sobre o negócio e proporcionou as ferramentas necessárias para crescer. “Eu entrei num ciclo de expansão depois do Empretec. Se a gente chegou aonde chegou foi por causa do Sebrae”, comemora.
Aberta em 2010, a Fazenda Capoeira Coffee está situada no município de Areado, nas montanhas cafeeiras do sul de Minas, e é hoje a maior produtora de cafés especiais de baixa altitude do mundo.
Produzimos cafés especiais, certificados e rastreados, de forma responsável: diminuímos em 80% o consumo de água nos processos, 40% das lavouras são polinizadas por abelhas, 100% da energia é renovável.
Ativista do empreendedorismo feminino, Marisa viu a dificuldade que outras mulheres enfrentam para sobreviver nos meios rurais e decidiu fazer a diferença. “Criei o Encontro da Mulher do Café, que já vai para a 8ª edição. Nele, trago pessoas relevantes para falar sobre como o café gera oportunidades e como podemos ir mais longe quando nos unimos.”
E não parou por aí: a empreendedora, juntamente com o Grupo 3Corações 一 maior empresa de café do Brasil 一 desenvolveu o projeto Florada com o objetivo de transformar a vida de mulheres brasileiras que produziam café. “Levamos ao consumidor final a história de cada produtora e impactamos mais de 5 mil famílias”, comemora.
Palestrante e finalista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Marisa ainda tem mais sonhos para realizar. “Queremos investir no turismo rural de experiência, onde os apreciadores de café vão poder conhecer todos os processos de produção do café”, conclui.