SEBRAE

Cervejaria São Bento

Economia & Política Alto Paraíso de Goiás / GO
Patricia lançou marca de cerveja que cresceu 150% antes da pandemia

Com apoio do Sebrae, ela fortaleceu o marketing digital da empresa e ganhou novos mercados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

No Sebrae, você conta com pessoas altamente capacitadas e que estão disponíveis para te orientar nas suas necessidades específicas. Antes de abrir, você precisa saber gerir uma empresa para não quebrar.

Ao mesmo tempo em que trabalhava como jornalista em uma emissora de televisão em Brasília (DF), Patricia Müller estudava sobre a produção de bebidas. Um dia, uma amiga lhe deu a ideia de fazer uma cerveja especial para ser vendida na fazenda da mãe de Patricia, que fica na zona rural de Alto Paraíso (GO), na Chapada dos Veadeiros. Ela se animou com a possibilidade e, em parceria com sua professora, fez a cerveja.

Animada com o resultado, decidiu seguir em frente e fez um curso de sommelier de cerveja. Quando terminou, teve a certeza de que aquele era realmente o caminho que gostaria de trilhar na vida profissional.

“Um ano depois, pedi demissão da TV, peguei a rescisão e fiz curso de produção caseira de cerveja. No ano seguinte, fiz curso no Senai Vassouras (RJ) voltado para a produção industrial. Aí comecei a fazer cerveja, elas foram ficando boas, e fui fazendo mais cursos.”

O passo seguinte foi alugar uma cervejaria em Atibaia (SP) para dar início à produção da sua marca de cervejas. Lá, ela produzia 600 litros por lote. Assim, em 2017 lançou oficialmente o primeiro rótulo da São Bento, uma cerveja de trigo.

No Sebrae, Patricia encontrou apoio e qualificação para desenvolver ainda mais seu produto, além de melhorar a gestão de sua empresa e, consequentemente, as vendas. Ela destaca um congresso de bebidas realizado em Goiânia em 2018, onde fez cursos e conheceu mais sobre bebidas destiladas também.

Desde então fui estreitando relações com o Sebrae. O Sebrae tem um papel motivador e capacitador.

Em 2019, lançou outro rótulo da Cervejaria São Bento: a Carolina kd vc?, que foi um sucesso. Patricia acredita que o público tenha aceitado bem a novidade por se tratar de uma “cerveja alegre”, com toque de mangaba do Cerrado.

“Estávamos crescendo absurdamente. O Carnaval de 2020 foi uma loucura, um boom de vendas. Eu tive um faturamento altíssimo no ano novo também. Cresci aproximadamente 150% antes da pandemia. O ano de 2019 foi muito bom e tínhamos uma expectativa enorme para 2020.”

Na pandemia, ela passou a participar do Sebrae Delas, onde aprendeu a lidar com estoque e com o marketing digital, principalmente para trabalhar bem com as redes sociais da empresa. Aplicando os novos conhecimentos, criou diversas campanhas na internet, que deram resultados positivos. “Com a Carolina kd vc?, fiz uma campanha no Instagram em que, quem marcasse uma Carolina no post, ganharia uma cerveja, e eu mesma ia entregar. Com essa movimentação, ganhei clientes em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.”

Além de fortalecer as redes sociais, a empresária também começou a vender as cervejas pelo WhatsApp. Hoje, a empresa produz mil litros da cerveja São Bento e está em busca de uma cervejaria para terceirizar a produção de outros mil litros da Carolina kd vc?.

Agora, a empreendedora está montando uma destilaria dentro da fazenda da família e conta com uma consultoria de marketing e gestão financeira, que vai fazer um diagnóstico total da empresa e apontar direcionamento para a marca trabalhar na nova realidade pós-covid.
“Estamos analisando como fazer para entrar no mercado de lugares onde há demanda. Então, nossos próximos passos são finalizar a destilaria, com apoio do Sebrae no plano de negócios, e abrir novos mercados, porque muitas pessoas entram em contato interessadas em comprar a cerveja.”

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