Previsiown
Inovação & Tecnologia Resende / RJPensando de forma inovadora, startup une esforços com o Sebrae, desenvolve tecnologia avançada e atrai a atenção de gigantes da indústria automotiva.
É difícil separar a nossa trajetória da do Sebrae, porque a gente nasceu caminhando junto e alcançou nossos resultados com muito mais rapidez por causa dos recursos que acessamos logo no início.
A vida de empreendedor do analista de sistemas Ivan Vianna teve início há 16 anos, quando abriu sua primeira empresa de desenvolvimento de software, já com a ajuda do Sebrae. Porém, graças à sua mentalidade aberta para inovação, ele não parou quando alcançou o sucesso.
Ao identificar um problema na região, que afetava principalmente a indústria automotiva, Ivan decidiu criar, junto com os sócios Adolfo Oviedo, Glauco Torres e Victor Gonçalves, uma tecnologia para reduzir o impacto e a recorrência de defeitos em série no setor.
Assim, em 2018, o projeto Previsiown ganhou vida. Ao unir esforços com o Sebrae e com a EMBRAPII, os empresários receberam apoio financeiro, consultorias técnicas e ferramentas para a redução de falhas durante todo o processo de estruturação da startup.
Criamos uma solução que relata todas as percepções do motorista na fase de pré-produção dos veículos para a fábrica, por comando de voz, e em tempo real. Ela reproduz as percepções do condutor sobre o que está funcionando, o que não está e faz com que a identificação de problemas 一 e resolução deles 一 seja feita com muito mais celeridade, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Hoje, a empresa atende grandes marcas do setor automotivo, como Peugeot, Citroën, Fiat e Jeep, além de já estar em processo de teste com outras montadoras. Outra parceria de destaque é com a Bosch, para levar a mesma tecnologia ao ambiente de veículos pesados, como ônibus, caminhões e máquinas agrícolas.
Para Ivan, o surgimento da pandemia trouxe, além de impactos negativos advindos da redução da produção automotiva e paralisação das fábricas, impactos positivos também. “Ela colocou a inovação no radar das empresas e fez as tecnologias que aumentam a produtividade/reduzem custos ganharem prioridade na agenda de todos os gestores.”
Com olhar no futuro, os planos da startup são audaciosos: expansão para novos mercados, aumento da base de clientes e internacionalização do negócio. “Temos uma tecnologia com potencial global. Já atendemos empresas globais, então o próximo passo 一 também com a ajuda do Sebrae 一 é desenhar uma estratégia para levar nossa tecnologia para outros países.”
Como conselho para quem está pensando em entrar no mundo do empreendedorismo, Ivan ressalta que é fundamental buscar ajuda e conhecimento. Outra sugestão é manter a mente aberta para o novo e ficar atento às oportunidades que, segundo ele, “saltam em momentos de turbulência”.