Pousada Encontro das Águas
Inovação & Tecnologia Triunfo / PEEmpresário conta quais desafios enfrentou na abertura do negócio e como o Sebrae facilitou a sua jornada empreendedora.
Nascido e criado em Triunfo, cidade no interior de Pernambuco, Jean Saulo mudou-se para Recife com o intuito de fazer sua graduação em Administração. Ainda na capital do estado, acumulou uma boa vivência em gestão de empresas. A ideia era permanecer por lá, mas por questões pessoais precisou regressar para a terra natal.
De volta a Triunfo, Jean se deparou com a oportunidade de ter um negócio próprio: sua irmã, que tinha uma pousada fechada há 5 anos, fez uma oferta para ele comprar o empreendimento. Como Jean já contemplava a ideia de inaugurar uma pousada no município, onde o turismo é forte o ano inteiro, o negócio foi feito.
À frente da gestão, Jean e a sua esposa reformaram toda a estrutura do lugar para entrar com força total no segmento do turismo. “Eu melhorei a estrutura em tudo”, conta. “Desde a recepção até a ampliação dos quartos, melhorei a cozinha e aumentei a área de lazer. E estou melhorando cada dia mais”, revela o empresário.
Com 35 leitos, a Pousada Encontro das Águas foi inaugurada em 2015. Com foco não só em hospedagem mas também em experiências turísticas, o complexo oferece uma estadia completa para quem busca paz, contato com a natureza e tranquilidade. Atualmente, o negócio é mantido por Jean e sua esposa e, quando há alta movimentação, mais 3 diaristas auxiliam nas tarefas do dia a dia.
Com um vasto conhecimento teórico, mas pouca experiência no segmento do turismo, Jean enxergou, ainda no início, a necessidade de se aprofundar mais na área para inovar e se destacar no mercado.
No Sebrae, ele participou de cursos e palestras para entender mais sobre processos de gestão e como aplicar todo o conhecimento sobre turismo na prática. Na entidade, aprofundou os conhecimentos técnicos em biossegurança, boas práticas na cozinha e como recepcionar hóspedes. Na prática, a qualidade dos serviços oferecidos aumentou de forma expressiva. No entanto, nem tudo foram flores.
Sobre os últimos dois anos — marcados pela crise da pandemia de covid-19 —, Jean reflete sobre a queda do turismo e como o setor ainda se recupera a passos lentos. “Em 2018 e 2019, a pousada tinha 70% de ocupação o tempo todo. Hoje, temos períodos de 5% ao mês”, conta.
Mesmo diante da dificuldade, Jean Saulo ainda enxerga a empresa como um caso de sucesso. Disposto a manter a operação de pé, o empresário decidiu inovar. Como exemplo, ele cita o aprimoramento da área de lazer da pousada. “Criamos locais instagramáveis (propícios para fotos nas redes sociais) desde que fizemos um curso de marketing digital com o Sebrae”, ele compartilha. “E, desde que fizemos o Sebraetec, melhoramos as nossas redes sociais”, finaliza.
Jean Saulo expressa o desejo de inovar cada vez mais e manter sua pousada firme como uma empresa de destaque. “Ao lado do Sebrae”, completa. “Minha meta é transformar Triunfo em um local de turismo seguro, em que possamos ter turistas de segunda a segunda, de janeiro a janeiro”, finaliza.