Palácio dos Triciclos
Economia & Política Nova Iguaçu / RJQuando ainda era operário de uma indústria do ramo, o empresário aproveitava o tempo livre para aprender todo o processo de fabricação dos veículos. Quando abriu o próprio negócio, buscou o apoio do Sebrae, o que resultou em um aumento de 50% nas vendas de seus produtos
Com clientes em todo o BrasilO Sebrae dá orientações que abrem nossa mente, ensinam a pensar fora da caixa e a enxergar onde podemos melhorar.
Todos os dias, dos 14 aos 18 anos, Renato Barreto percorria de trem cerca de 40 quilômetros de Nova Iguaçu (RJ) à Central do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), para trabalhar como mecânico de bicicleta em uma fábrica de triciclo. Na hora do almoço, enquanto seus colegas dormiam, ele se dedicava a aprender a soldar e a fabricar o veículo de três rodas.
Tenho o empreendedorismo no meu DNA, desde pequeno me interesso por negócios.
Quando aprendeu a produzir os triciclos, começou a comprar maquinários necessários à produção e, quando chegava em casa, trabalhava até meia-noite na fabricação desses veículos. Durante o horário de almoço na fábrica, saía para captar clientes para seus produtos.
Cansado da rotina tão exaustiva, tomou a decisão de abrir o próprio negócio. Alugou um imóvel em Nova Iguaçu e formalizou sua empresa: a Palácio dos Triciclos.
Quando aprendeu a produzir os triciclos, começou a comprar maquinários necessários à produção e, quando chegava em casa, trabalhava até meia-noite na fabricação desses veículos. Durante o horário de almoço na fábrica, saía para captar clientes para seus produtos.
Cansado da rotina tão exaustiva, tomou a decisão de abrir o próprio negócio. Alugou um imóvel em Nova Iguaçu e formalizou sua empresa: a Palácio dos Triciclos.
Foi um divisor de águas. A partir daí a gente começou a avançar. O Sebrae ajudou bastante na parte de gestão, de registro de marca e na criação da nossa identidade visual.
O empresário estima que, após o apoio do Sebrae, o negócio cresceu cerca de 50%. Além dos triciclos, passou a fabricar bicicletas de carga de boa qualidade, que eram difíceis de encontrar no mercado, nascendo assim a marca Suprema Bike, que se tornou líder de vendas no Rio de Janeiro. Outra novidade foi a foodbike, um triciclo enfeitado, com possibilidade de aplicação de material publicitário, ideal para ambulantes que vendem comida e também muito usado como expositor de produtos em shoppings.
Hoje, a empresa tem uma cartela variada de clientes no Brasil todo. Entre eles, uma companhia aérea, um dos maiores parques temáticos do país, grandes supermercados, além do Exército, Marinha e Aeronáutica.
Renato diz que o objetivo agora é investir no mercado de bicicletas de passeio. A marca já produz modelos masculinos, femininos e infantis. Além de vender pela internet, a ideia é colocar os produtos à venda em lojas especializadas, em consignação, com material de divulgação atraente que chame a atenção para a marca.