SEBRAE

Cantinho da Rô

Economia & Política Rio de Janeiro / RJ
Rosângela vira MEI e chega ao Rock in Rio com apoio do Sebrae

A cozinheira conta como a formalização foi fundamental para ter grandes oportunidades, como vender suas criações culinárias no maior festival musical do mundo.

Agradeço muito a parceria do Sebrae, ele apoia o empreendedor de verdade. O que eles podem fazer pela gente, eles fazem.

A microempreendedora individual (MEI) Rosângela Moraes Elias Bernardo trabalha com gastronomia há mais de 18 anos, mas teve um início humilde, cozinhando marmitas no quarto da casa da mãe. O que ela não esperava era até onde os seus dotes culinários iriam levá-la nos anos que viriam a seguir.

Para Rosângela, a gastronomia surgiu como uma alternativa para que pudesse trabalhar de casa e cuidar dos quatro filhos pequenos. Pioneira em sua comunidade localizada na Ladeira dos Tabajaras, Zona Sul do Rio de Janeiro, ela relembra como seu sucesso inspirou outros moradores a empreender no ramo da culinária.

O início, no entanto, não foi nada glamuroso. Começou trabalhando na casa da mãe, até conseguir alugar um quarto no bairro de Botafogo onde teria uma cozinha mais espaçosa. Porém, como o local não tinha caixa d’água, ela decidiu mover o negócio para o terraço da sua casa.

Com foco em marmitas de comida caseira, com o tempo, os clientes foram aumentando, assim como a procura. Foi então que alugou um espaço maior, onde antes funcionava um bar. Após algumas pequenas reformas, Rosângela obteve recursos para comprar o imóvel e realizar uma reforma completa para torná-lo no Cantinho da Rô.

Com um espaço próprio, abriu um self-service que atendia, além dos moradores das proximidades, salões e concessionárias da região. Seu diferencial? “Sou muito exigente, então minha comida tem uma qualidade muito grande, é fresquinha. A feijoada que saía todo sábado era concorrida. Os clientes ligavam com antecedência para reservar,” destaca Rosângela.

O primeiro contato com o Sebrae foi quando fizeram uma ação na sua comunidade para formalizar os trabalhadores autônomos e ela pôde ter o próprio CNPJ.

Ser MEI me deu mais segurança. Além de poder pegar empréstimo, tenho acesso a oportunidades que antes não tinha.

Um dos momentos mais memoráveis para a empreendedora foi quando recebeu o convite do Sebrae para servir suas criações culinárias no maior festival de música do mundo, o Rock in Rio. “Essa foi uma grande oportunidade para divulgar nosso negócio. O Sebrae nos ajudou em tudo, com o espaço, nos dando capacitação. Eles realmente compram a nossa briga para nos ajudar a dar certo”, relembrou.

Porém, como muitos microempreendedores, Rosângela vivia sobrecarregada por acumular funções, tanto como mãe e esposa, quanto como mulher empreendedora. “Eu sou responsável por cozinhar, fazer as comprar e administrar o negócio. Eu amo o que faço, mas é bem desgastante”, pontuou.

Os esforços, contudo, deram frutos. Conhecida na região pela qualidade da sua comida, o restaurante Cantinho da Rô já foi reconhecido na revista Veja como polo gastronômico. Os desafios, por outro lado, também não foram poucos. Com a chegada da pandemia, ela precisou se reinventar e entrar no mundo digital.

Com as limitações advindas dos protocolos de segurança, ela precisou fechar as portas do restaurante e migrar para o delivery. Na nova forma de trabalhar, ela também encontrou sucesso, tornando-se um estabelecimento destaque, recebendo avaliações positivas dos usuários.

Atualmente, Rosângela deu uma pausa no negócio por conta de problemas de saúde, mas já tem planos para retomá-lo. “Vou aproveitar o empréstimo que o governo anunciou para mulheres empreendedoras, investir em equipamentos e focar no delivery”, finalizou.

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Cacau Serra

Economia & Política

A empreendedora decidiu seguir seu sonho de ter um negócio próprio, investiu no mercado de chocolates e virou atrativo turístico em Santa Catarina.

 Dayana Fabre

Urubici / SC

Seriema Ecoturismo

Economia & Política

O objetivo era ter um CNPJ para fazer cursos, mas o negócio se tornou a principal empresa do segmento das Serras Gerais (TO)

 Fernanda Tainã

Rio da Conceição / TO

Studio Olimpic Shape

Economia & Política

A ex-atleta olímpica e empresária diz que o Sebrae foi fundamental para que ela conseguisse tirar a ideia do papel e estruturar o negócio

 Luana Machado

São Paulo / SP

DG Distribuidora de Água Mineral

Economia & Política

Entenda como o Sebrae o ajudou a consolidar o negócio, que cresceu 80%

 Douglas Guilhem

Marília / SP

Selfsy Alimentos Saudáveis

Economia & Política

A empresária contou com apoio do Sebrae para a internacionalização de sua empresa, e hoje seus produtos saudáveis são vendidos até no exterior

 Joice Sabatke

Itajaí / SC

Schaefer Pub

Economia & Política

O empresário diz que o Sebrae foi fundamental para estruturar o negócio e para não fechar com a pandemia

 Daniel Schaefer

Florianópolis / SC

Moriá Turismo

Economia & Política

O empresário diz que a parceria com o Sebrae foi fundamental para o crescimento do negócio

 Renan Costa

Francisco Santos / PI

Jeito Mineiro

Economia & Política

Após abrir um restaurante de sucesso em Curitiba, a empreendedora agora busca emplacar a linha de produtos congelados criada durante a pandemia.

 Maria Lopes

Curitiba / PR

Era do Gelo

Economia & Política

Apesar das dificuldades financeiras decorrentes da pandemia, donos de choperia recebem capacitação do Sebrae e conseguem manter o negócio funcionando

 Luma e Wellington

Chopinzinho / PR