Cativa Natureza
Cultura Empreendedora Curitiba / PRPara se realizar profissionalmente, Rose decidiu se arriscar e entrar de cabeça no empreendedorismo. Visionária, apostou no segmento de cosméticos naturais e, com o apoio do Sebrae, abriu uma indústria pioneira de produtos orgânicos e veganos de higiene e beleza.
Acreditou na vocaçãoO Sebrae foi um divisor de águas para que eu assumisse uma postura de empreendedora. Hoje sou CEO de uma empresa.
Rose Bezecry estava insatisfeita com sua carreira. Seu emprego de servidora pública federal em Manaus (AM) lhe garantia estabilidade, mas isso não era suficiente para sua realização pessoal. Sua vontade era ser empreendedora.
Quando em 2008 conheceu cosméticos naturais orgânicos e viu que eram produtos puros, sem química e sem conservantes sintéticos, apaixonou-se pelo segmento. Já naquela época, sabia que seria um nicho diferenciado com potencial de crescimento. Então decidiu largar o emprego e mudou-se para Curitiba para tirar a ideia do papel, já que na cidade ela havia conhecido o setor de orgânicos do Mercado Municipal.
O primeiro passo foi procurar o Sebrae, onde fez diversas capacitações. Sua preocupação era ter lucro com a empresa, pois não teria mais a aposentadoria do serviço público.
A primeira dificuldade foi encontrar os produtos que seriam vendidos na sua loja, já que no Brasil ainda não havia cosméticos orgânicos certificados. Por isso, precisou participar de feiras internacionais para comprar as mercadorias.
Quatro meses após a abertura da loja, Rose já vendia itens da sua própria marca em parceria com fabricantes de produtos medicinais. Os primeiros lançamentos da Cativa Natureza foram óleos essenciais. Depois foram lançados hidrolatos, argilas e sabonetes de argila.
Rose seguiu com a parceria com o Sebrae, capacitando-se e recebendo consultoria. O conhecimento adquirido se refletiu no aumento das vendas e no crescimento dos negócios. Para atender a demanda, a empresária montou uma indústria e sua própria distribuidora.
Eu nunca larguei o Sebrae. Fiz o Empretec e participamos do Programa de Empresas de Alto Potencial, além de cursos de vendas, mentorias e palestras. Aprendi a gerenciar e a setorizar meu negócio, que verticalizei em indústria.
Desde então, o negócio triplicou. Hoje a Cativa Natureza conta com 24 funcionários e oferece 136 produtos, que são vendidos tanto nas duas lojas próprias quanto por e-commerce, além dos mais de 600 pontos de revenda nos 27 estados do Brasil. O sucesso dos negócios foi reconhecido por diversos prêmios, entre eles o Prêmio Sebrae Empresas de Alta Performance.
Para este ano, Rose planeja manter o crescimento, aumentar os pontos de venda, e já estão em curso dois licenciamentos da marca, que são franquias. Mas a empresária ainda quer ampliar o número desses licenciamentos e se tornar referência no segmento no qual é pioneira.