SEBRAE

Amor Comgeladin

Economia & Política Rio Branco / AC
Formada em Serviço Social, Sandra Matos trabalhava como consultora em uma empresa de beleza em Rio B

Em busca de uma renda extra, começou a pensar no que poderia fazer para complementar o orçamento doméstico. Como, na sua cidade, o calor é intenso, decidiu que faria geladinhos para vender, utilizando uma geladeira com congelador que seu irmão havia comprado.

O Sebrae facilita o caminho do empreendedor, tem muita experiência para compartilhar com a gente por já ter trabalhado com milhares de empreendedores. Faz com que a gente evite erros básicos, agiliza processos. É fundamental para quem quer empreender.

No início, seus clientes eram os amigos e vizinhos, mas, como a guloseima caiu no gosto dos fregueses, o negócio foi crescendo, e ela passou a vender em uma praça da cidade, onde havia grande concentração de trabalhadores e servidores públicos que passavam pelo local após o almoço. O passo seguinte foi vender em uma universidade.

O resultado das vendas foi tão positivo que, aos poucos, Sandra foi parando com as consultorias, pois os geladinhos passaram a dar mais retorno financeiro. Animada, decidiu procurar o Sebrae, pois já conhecia os serviços prestados aos empreendedores.

Fui ao Sebrae para saber como eles poderiam me ajudar. Eu estava com umas ideias e precisava tirar do papel. Precisava de pessoas que me mostrassem o caminho das pedras, para que eu errasse menos. Para mim foi fundamental.

No Sebrae, Sandra contou com a consultoria do sebraelab, Canvas, orientação sobre saúde financeira, fluxo de caixa, divulgação e marketing. Com o Sebraetec, fez a identidade visual de sua empresa, cardápio digital e embalagens. Após todo esse apoio, lançou sua marca de geladinhos, a Amor Congeladin.

Esse conjunto todo foi muito importante. No começo, se eu não tivesse tido esse apoio do Sebrae, teria tido muito mais obstáculos para chegar onde estou hoje. O começo aponta se a gente vai ter bons resultados, por isso nunca vou esquecer esse chacoalhão do Sebrae ao validar minha ideia e ajudar tirá-la do papel.

Outras apostas certeiras de Sandra foram as ações de marketing que criou para conquistar a fidelidade e o afeto dos clientes. Uma delas é a Terapia do Abraço, que realizava antes da pandemia. A empresária aceitava um abraço como parte do pagamento do produto. Também inventou a Gentileza gera Gentileza, com descontos para quem a trata bem e cumprimenta antes de pedir o geladinho.

A recepção das pessoas é muito boa, a Terapia do Abraço foi um sucesso, fiquei conhecida como ‘geladinho do abraço’. O Sebrae até me convidou para participar de uma propaganda. Na praça, eu escrevia cartinhas com mensagens positivas e colocava nas mesas, o que atraiu o interesse de reportagens de duas emissoras, ajudando a divulgar os produtos.

Para Sandra, seu negócio faz diferença em sua comunidade, pois o geladinho é uma forma de contribuir para um mundo mais doce, cultivando o amor e o respeito. “O geladinho leva uma mensagem motivacional que aquece o coração das pessoas, isso deixa a vida mais leve, mais gostosa, não só pelo consumo do produto, mas pelo acalento ao coração. As pessoas gostam, já recebi muitos abraços e escutei que as pessoas estavam precisando disso.”

Hoje, a empresária vende, em média, 400 geladinhos por semana. Ao todo, são 12 sabores, e alguns deles são ainda mais especiais, como o Cura TPM — feito de chocolate branco e geleia de morango — e o de pudim, também muito apreciado pelos clientes.

Agora, Sandra está ansiosa para receber as novas embalagens que desenvolveu especialmente para os geladinhos, usando duas camadas plásticas: uma externa e outra interna que só o cliente toca. A ideia é sempre manter a higiene. Após lançar a novidade, pretende fornecer os geladinhos a diversos pontos de venda na cidade.

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