Tcharme
Inovação & Tecnologia João Pessoa / PBEmpresária conta como as estratégias digitais possibilitaram a sobrevivência e expansão da Tcharme em plena crise sanitária e econômica.
O mundo da moda me fascina pelas próprias transformações que pode promover na vida das pessoas, impactando principalmente a forma como as pessoas veem você. Moda não é futilidade, e roupas comunicam mensagens o tempo todo. É sempre importante alinhar o que vestimos com quem verdadeiramente somos.
Graduada em Direito, Thaianne Venâncio dedicou parte da sua vida aos estudos para passar num concurso público. Contudo, sendo fascinada pelo universo da moda e estilo pessoal, a paraibana optou por uma mudança de rota e decidiu investir num negócio próprio.
Em 2012, começou a vender roupas femininas pelas redes sociais. Com o aumento da demanda, em 2018 ela decidiu abrir uma loja física. Hoje, a Tcharme está localizada no bairro de Manaíra, no município de João Pessoa, na Paraíba. No dia a dia, Thaianne conta com um funcionário para dar suporte nas operações.
Para ela, o impacto da atividade no mercado vai além da venda de peças, pois seu intuito é entregar uma experiência aos clientes como um diferencial. “Em nossa loja, temos profissionais capacitados em áreas que aprimoram a venda do produto final, tais como consultores de imagem e estilo pessoal, possibilitando assim que o cliente não compre roupas que não são compatíveis com seu estilo”, conta a proprietária.
Thaianne sempre se considerou próxima do Sebrae — na época em que estudava Direito, chegou a estagiar no setor jurídico. Antes de abrir a loja, entrou em contato para receber as orientações necessárias.
A empreendedora destaca as capacitações em marketing digital, gestão de negócios e técnicas para vendas como fundamentais para todo e qualquer profissional.
O Sebrae oferece cursos excelentes, que foram bastante proveitosos para uma melhor inovação e capacitação como empreendedora, com recursos aplicáveis ao negócio de modo a alavancar vendas e estratégias de mercado.
Com a crise da pandemia de covid-19, a empresa precisou adaptar-se para continuar operando e vendendo. A saída encontrada foi a inovação. “Aprimoramos as vendas online e criamos um catálogo de produtos, de forma que a venda para bairros de João Pessoa e o envio pelo correio ficaram mais fáceis. Essa plataforma fez com que as vendas multiplicassem nesse período”, conta a empresária.
Entre março e agosto de 2020 — período crítico para a saúde e economia —, as estratégias adotadas pela marca garantiram o dobro de crescimento.
Para quem sonha em empreender, Thaianne finaliza com um recado: “O meu maior conselho aos novos empreendedores é o desenvolvimento de lacunas do mercado. É uma atuação inovadora e de qualidade, pois são experiências inovadoras e satisfatórias que os clientes buscam.”