SEBRAE

Tensei

Inovação & Tecnologia Farroupilha / RS
Thiago dobrou o faturamento de sua empresa de alimentos veganos

O empresário contou com o Sebrae para aprimorar os processos da empresa e lançar novos produtos. Agora ele se prepara para entrar no mercado de exportação.

O Sebrae dá confiança e consegue ajudar o empreendedor em qualquer área, ele só precisa saber como pode aproveitar esse apoio da melhor maneira para crescer.

Enquanto cursava Medicina Veterinária na Universidade de São Paulo (USP), Thiago Guerra Diniz conheceu diversas áreas com as quais poderia trabalhar, mas nenhuma delas o interessava tanto quanto a área comercial. Por isso, quando se formou, teve a oportunidade de trabalhar como veterinário em uma grande empresa de alimentação, mas optou por trabalhar em outra menor, porque lá poderia trabalhar na área comercial, que era o seu maior desejo.

Ao todo, foram três anos de muito aprendizado em gestão, vendas, treinamento de equipes, entre outras habilidades que desenvolveu trabalhando junto com o proprietário da empresa.

Quando saí de lá, eu queria ter experiência em uma grande empresa, passei no processo seletivo da Shell. Entrei como gerente comercial e fiquei sete anos por lá, quando já tinha se tornado Raízen. Então fui juntando conhecimento e fiz graduação em administração de empresas, além do Empretec e de todos os cursos online que o Sebrae oferecia.

Nessa época, ele e a esposa ainda moravam em São Paulo, mas tomaram a decisão de se mudarem para Farroupilha (RS), pois viam na cidade melhores oportunidades para empreender, o que sempre foi sua maior vontade.

“Aí, quando chegamos aqui, tínhamos o plano de negócio para uma lavanderia industrial e fizemos pesquisa sobre o mercado, equipamentos, enfim, de tudo que precisávamos para abrir. Mas quando estávamos abrindo o CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica], a antiga proprietária da Tensei [empresa de comida vegana congelada] morreu, e a empresa não tinha sucessores. Então a família nos ofereceu, e decidimos comprar, mudando totalmente o rumo, entrando no mercado da alimentação saudável.”

Assim que assumiu o negócio, em 2017, Thiago procurou o Sebrae e, por meio do programa Sebraetec, desenvolveu novos produtos. O resultado foi um crescimento imediato da empresa. O empresário também fez cursos online e contou com o apoio do Sebrae para organizar processos internos da Tensei, que, segundo ele, foram muito importantes para crescer de maneira sólida, sustentável, sem perdas e da forma correta. Além disso, destaca o Empretec como uma etapa importante da sua jornada empreendedora.

“O Empretec foi um divisor de águas que me ensinou o que é empreender, mostrou as características necessárias para isso e os desafios. É um choque de realidade para você saber o que é realmente empreender. Ele te prepara para o mercado, dá ferramentas e ajuda muito networking também.”
Thiago destaca que os números mostram o quanto o crescimento da empresa foi expressivo desde que ele e a esposa assumiram o negócio e firmaram a parceria com o Sebrae. Quando começaram, a produção era de 150 kg por mês, hoje são 3,5 toneladas de alimentos, sendo três hambúrgueres orgânicos e três não orgânicos, três sabores de salsichas, três de nuggets, bacon vegano, dois sabores de sanduíches congelados, entre outros.

Nos primeiros anos, a gente dobrou o faturamento de ano para ano. Quando chegamos em 2020, mesmo com a crise da pandemia, crescemos 80% e, de 2021 para 2022, 60%.

No entanto, não são somente os bons números que são importantes para Thiago. Ele acredita que, com sua empresa, consegue atender algumas minorias que não são representadas pela grande indústria alimentícia.

“Todos os nossos produtos são livres de alergênicos como soja, glúten, lactose, amêndoa, entre outros. É um alimento democrático, porque qualquer pessoa pode consumir. Além disso, é 100% vegetal e sustentável, e parte dos produtos são orgânicos. Ou seja, é saudável e socialmente melhor encaixado. Preocupamos com saúde pública. Primeiro vejo nutricionalmente o que quero entregar e depois vejo como fazer esse alimento ficar gostoso.”

O empreendedor também destaca a preocupação da empresa com o meio ambiente e com a sustentabilidade da produção.

“Nossas embalagens são 100% biodegradáveis, usamos energia solar e geramos quase 100% da energia que gastamos. Temos máquina de ozônio para higienizar os alimentos e não usamos cloro, assim consumimos apenas um terço da água que seria necessária se usássemos cloro para higienizar. Fazemos compostagem, coleta seletiva e esperamos que possamos ser um exemplo para outras empresas, estimulando as pessoas a pensar de forma diferente, olhando mais o planeta como um todo.”

Agora, para continuar crescendo e manter os princípios da empresa, Thiago já está negociando entrar no mercado de marcas próprias de supermercados e fornecer os alimentos para esse tipo de venda. Também já acertou os detalhes para começar a exportar seus produtos e começou a formatar uma plataforma de vendas para atender o pequeno varejo e o consumidor final direto. Estuda ainda a viabilidade de estruturar um sistema de franquia para os revendedores e também está focado em aumentar os canais de venda que a empresa já possui.

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