Molde.Me
Inovação & Tecnologia Jaraguá do Sul / SCExperiente no segmento têxtil, a empresária percebeu uma demanda do mercado e se associou ao marido programador para desenvolver soluções digitais voltadas à linha de produção de confecções. Com o Sebrae ela encontrou apoio e o modelo de negócio ideal.
Startup com clientes no BrasilSem o Sebrae, nossa empresa não estaria onde está hoje, essa parceria foi de extrema importância.
Ao longo de seus 14 anos de carreira, a designer de moda, especializada em design têxtil, Tyara Nascimento trabalhou em pequenas e médias confecções e teve sua própria marca de roupas em Jaraguá do Sul (SC). Apesar de ter vivido experiências diversificadas, ainda não se sentia completamente realizada e buscava uma nova ideia de negócio no segmento em que já atuava.
Como o marido é engenheiro de software, percebeu que o casal poderia unir suas habilidades, experiências e conhecimentos para desenvolver uma solução economicamente viável para um problema recorrente na maioria das empresas do setor têxtil: a otimização da modelagem.
A gente percebeu que havia um gap no mercado. Muitos empresários queriam adquirir um software de modelagem, mas encontravam problemas como preço, dificuldade com capacitação para operar a tecnologia, entre outros empecilhos.
Assim, criaram em 2018 a Molde.Me, uma startup que desenvolve ferramentas digitais de automação de modelagem, que facilita o trabalho, diminui custos, reduz o tempo de produção e evita desperdícios nas confecções.
Tyara recorda que o apoio do Sebrae foi fundamental na fase inicial do negócio. O primeiro contato ocorreu por meio do projeto Startup SC, quando a empresária participou de uma de suas turmas de capacitação.
“O Sebrae sempre esteve de portas abertas para a nossa empresa, a gente aprendeu muito, e isso fez total diferença na maneira como o negócio funciona hoje. Está muito bem estruturado graças ao que a gente aprendeu nesse começo.”
A parceria se intensificou, e a empresária participou de diversos programas e eventos promovidos pelo Sebrae como meetups, Startup Summit, entre outros, que ajudaram a abrir ainda mais portas para a empresa. “Além de todos os parceiros do Sebrae que foram de extrema necessidade para a gente conseguir operar a empresa com o menor custo possível”, completa.
A demanda pelo produto se confirmou, e o negócio logo conquistou uma base sólida de clientes. Nos últimos 12 meses, o empreendimento cresceu 350% e recebeu em 2020 o primeiro aporte de investimento externo.
Tivemos um crescimento absurdo, e eu sinceramente digo que é por tudo o que a gente aprendeu com o Sebrae lá no começo, no Startup SC.
Hoje a empresa conta com mais de 60 clientes no Brasil e na Europa, oferecendo diversos planos mensais de acesso à plataforma digital de modelagem e encaixe automático. Os próximos passos são aumentar a equipe, fortalecer a marca, expandir os negócios para os Estados Unidos e ampliar a base de clientes na Europa.