Dando Asas à Imaginação
Cultura Empreendedora Brasília / DFDe olho nas tendências, Vanessa Araújo aproveitou uma oportunidade no mercado artesanal e abriu uma empresa de papelaria criativa.
O Sebrae ajudou na nossa capacitação e com a rede de contatos através dos eventos.
Em ascensão, o mercado artesanal movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano no país (IBGE). Foi de olho nessa tendência que Vanessa Araújo decidiu abrir seu próprio negócio de personalizados. No início, a produção era feita por ela e seu marido em casa. Hoje, eles têm uma loja própria, uma equipe e uma rede de parceiros.
Formada em Administração, Vanessa usou seus conhecimentos para transformar a sua vida e a de seu marido por meio do empreendedorismo. O pontapé inicial foi quando produziram etiquetas escolares e divulgaram em um grupo de mães no Facebook. “Após algumas experiências com festas e datas comemorativas, testamos alguns produtos e tivemos boa aceitação”, conta a empreendedora.
A estratégia inicial era investir na qualidade dos produtos para assim conquistar e fidelizar uma base de clientes. “Um dos desafios quando focamos nos personalizados foi entrar no mercado”, explica. Para isso, contaram com os serviços ofertados pelo Sebrae.
Tanto eu quanto Ronaldo, meu esposo, participamos de palestras, cursos e consultorias, como o Empretec e MarketUp.
Desde então, o negócio só cresceu: eles ampliaram o catálogo de produtos, conquistaram mais clientes, um espaço próprio e uma equipe capacitada.
A abertura oficial da empresa Dando Asas à Imaginação foi em janeiro de 2015, no Distrito Federal. Agora, com um nome reconhecido, Vanessa continua promovendo um atendimento diferenciado. “Os produtos são feitos por encomenda: cada cliente tem um atendimento exclusivo para deixar o evento único e especial”, destaca.
Atualmente, os produtos são vendidos para eventos, casamentos, batizados e festas de aniversários infantis, como topos de bolo e caixinhas personalizadas, e produzidos artesanalmente na loja localizada em Sobradinho.
Os principais canais de venda da empresa são as redes sociais e o WhatsApp, além da rede de parceiros que foi construída durante os anos. “Temos parceria com os principais confeiteiros da região”, conta.
No futuro, Vanessa deseja continuar crescendo e alcançar um público ainda maior. “Estamos investindo em mais equipamentos profissionais, na criação de uma equipe de atendimento e no lançamento de novos serviços e produtos”, conclui.