Kapeh
Cultura Empreendedora Três Pontas / MG
A farmacêutica sempre se interessou pela área e queria empreender. Como sua família está ligada ao café há seis gerações, decidiu lançar produzir sua linha de cosméticos a partir das propriedades benéficas do grão.
Vendas online crescem 40% ao ano
Eu sou super entusiasta do Sebrae porque fui muito apoiada em vários estágios da minha trajetória empreendedora.
A farmacêutica e bioquímica Vanessa Vilela sempre foi apaixonada por cosméticos e sonhava ter uma empresa nesse segmento. Com o propósito de se diferenciar no mercado, decidiu pesquisar as propriedades cosméticas do café para desenvolver a sua marca.
Após ter trabalhado sete anos com manipulação farmacêutica e se especializado na área, viu que estava pronta para formalizar seu empreendimento e lançar seus produtos. O primeiro passo foi procurar o Sebrae para desenvolver um plano de negócios. Paralelamente, cursou o Empretec para se aprofundar no tema do empreendedorismo e aplicar o conhecimento em sua empresa ainda em fase de estruturação. O Sebratec ajudou na parte de desenvolvimento de produtos e em questões de layout.

Vencidas essas etapas, nasceu em 2007 a Kapeh, que significa “café” em um dialeto maia, a marca de cosméticos que usa as propriedades do grão e seus princípios ativos. O primeiro lançamento foi uma linha de sete produtos de cuidado corporal comercializados em cinco pontos de venda multimarcas.
“O Sebrae nos acompanhou desde a fase inicial do negócio e continuou nos apoiando em diversos momentos por meio de consultorias, qualificação, desenvolvimento de produtos. É um parceiro muito importante na trajetória da Kapeh.”
Com planejamento e inovação, o negócio foi se expandindo e em 2009 começou a exportar seus produtos para Portugal, Holanda e África do Sul, além de registrar a marca nos 27 países da Comunidade Europeia. Em 2011, inaugurou suas primeiras lojas exclusivas e, em 2013, sua primeira franquia, após ter participado do programa Minas Franquia, do Sebrae.
Hoje, a Kapeh vende seus mais de 150 produtos em 18 estados do Brasil, com quase 300 pontos de vendas multimarcas. Conta também com quatro lojas físicas exclusivas, além de lojas virtuais.
Trabalhando com e-commerce desde 2010, as vendas online crescem cerca de 40% ao ano. A marca também desenvolveu um modelo de negócio de cafeteria junto com loja de cosméticos, e a meta agora é abrir mais três lojas desse formato em 2020. “É muito bom porque você tem duas operações em uma mesma estrutura de custo, duas fontes de receita.”
