Sítio União Delivery Verde
Inovação & Tecnologia Paranaíta / MTAssentada da reforma agrária, em parceria com o Sebrae a agricultora realizou uma transformação de seu negócio, fazendo cursos de gestão e de vendas online. Também contou com o apoio para vender a supermercados, além de participar de licitações de compras de alimentos.
Digitalizou o negócioO Sebrae para mim foi uma oportunidade de aprendizado. Eu não conseguia me expressar, tinha vergonha até de atendê-los. Hoje sou bem mais desenvolta. É uma parceria muito gratificante.
Desde 2003, a agricultora familiar Vilma Camargo é assentada da reforma agrária e mora no Assentamento São Pedro, na zona rural de Paranaíta (MT). Ao todo, 600 famílias produzem diversos tipos de alimentos como leite, queijo e hortaliças.
A partir de 2018, ela passou a contar com o apoio do Sebrae para qualificar sua produção, aumentar a produtividade e ampliar as vendas. Além de participar da Feira do Empreendedor, fez vários cursos de gestão e de vendas, e já se inscreveu para uma capacitação em marketing.
O Sebrae ajudou muito com minha horta, pois não eu estava conseguindo fazer minhas mudas nem ter minhas verduras no tempo certo. Eu plantava, e o tempo de colheita demorava o dobro do normal. Agora consigo colher no tempo ideal.
Hoje Vilma planta e colhe diversas verduras, principalmente folhagens como rúcula, alface e almeirão. As hortaliças são vendidas para supermercados ou de forma direta ao consumidor final, presencialmente e online.
“O Sebrae me ajudou a vender no mercado, e as vendas online têm me ajudado muito. Elas são marcadas um dia na semana. Os clientes me mandam mensagem, e entregamos em domicílio.”
A agricultora diz que o Sebrae também ajudou em questões burocráticas, além de viabilizar a participação dos produtores rurais em licitações de compras de alimentos.
Vilma diz que agora trabalha para expandir suas vendas presenciais e, principalmente, pela internet. “Já tenho muitos clientes e quero ver se consigo mais, vou lutar para isso”, conta.