EG Livraria e Presentes
Cultura Empreendedora Itaituba / PAA empresária diz que focar nas vendas online foi um dos principais fatores que a ajudaram a expandir o negócio
Todo empresário que quer ter sucesso na sua empresa deve se agarrar ao Sebrae e aproveitar tudo que ele tem a oferecer. O Sebrae é o maior parceiro do empreendedor. Nunca imaginava que eu cresceria tanto, o Sebrae me ajudou a realizar o sonho que eu tinha desde a infância.
A infância da administradora Zandria Arai não foi fácil. Todos os dias ela acordava cedo e saía nas ruas da Comunidade de Pimentel (PA) para vender os pães que sua mãe fazia para garantir o sustento da família. Na adolescência, morando em Parintins (AM), fez um curso grátis do Sebrae sobre empreendedorismo que mudou sua visão de mundo.
Pensei na hora que era aquilo que eu queria para a minha vida.
Adulta, teve diversos empregos, entre eles os de caixa e recepcionista de hotel. Ao longo desse período, continuou fazendo todos os cursos que o Sebrae oferecia. Quando se mudou em 2007 para Itaituba (PA), onde não havia uma agência do Sebrae nem Sala do Empreendedor, passou a fazer os cursos pela internet. Quando cursava a faculdade de Administração, fez também Empretec.
A partir de então, ela passou a se sentir pronta para empreender e teve a ideia de abrir uma banca de revistas. Pesquisando sobre o mercado e os produtos que oferecia em seu negócio, percebeu que havia demanda por produtos relacionados ao mundo gospel. Como também havia se convertido ao protestantismo, decidiu que empreenderia nesse segmento, vendendo produtos variados.
“Quando terminei a faculdade em 2011, logo tive minha filha. Um ano depois, consegui abrir minha loja. Meu marido vendeu a moto que ele tinha, e investimos parte do dinheiro para abrir o negócio. Funcionava na minha casa mesmo, em um espaço na frente.”
Assim, em 2012, inaugurou o Espaço Gospel, que recentemente mudou de nome para EG Livraria e Presentes. Os principais produtos à venda eram bíblias e CDs. Tão logo abriu as portas do negócio, começou uma consultoria por meio do programa Negócio a Negócio, do Sebrae.
O consultor estava sempre aqui na minha loja, fazendo análises e me ajudando muito. Todo o dinheiro que eu ganhava era investido no negócio. Comecei como MEI (Microempreendedor Individual) e, um ano depois, meu negócio se tornou uma ME (Microempresa), quando contratei uma funcionária.
Quando chegaram as plataformas online de música e os CDs deixaram de ser um produto procurado pelos clientes, Zandria diz que teve de se reinventar. Deixou de vendê-los e passou a vender produtos para presentes. A guinada no negócio foi um sucesso, e a loja se tornou a maior do segmento no sudoeste do Pará.
Zandria recorda que apostar no mercado digital também foi muito importante para o crescimento do negócio.
“Passei a vender para todo o Brasil. Fiz campanhas de marketing digital, ganhei milhares de seguidores e fiz a loja se tornar conhecida em toda a região.”
Com a chegada da pandemia, a primeira atitude que tomou foi parar para estudar o que fazer diante da crise que se instaurava. Implementou o trabalho remoto para parte das funcionárias e começou a fazer todos os cursos que o Sebrae ofereceu para ajudar os empresários a lidar com o problema. Ela diz que conversava muito com o consultor sobre o que fazer para não deixar as vendas caírem. Em abril, aplicaram algumas estratégias de vendas online, e começou a recuperação. A empreendedora enviava catálogos para os clientes e passou a atender também por delivery. Além disso, lançou o site da loja e entrou em um marketplace.
“Aí nossas vendas foram só aumentando, até dobrarem. Vendíamos principalmente pelas redes sociais e pelo WhatsApp Business.”
Hoje, a empresa conta com três funcionários, e Zandria avalia contratar mais com a expansão que pretende realizar nos próximos meses.
“O meu banco já liberou crédito para eu fazer a ampliação da loja, estou só terminando as obras da minha casa para começar.”