Ervas Naturais
Economia & Política Vila Velha / ESZilma sempre sonhou em empreender. Quando encontrou o segmento em que acreditava, deixou a vida em Minas Gerais para se mudar com a família para o Espírito Santo, onde construiu uma indústria de produtos capilares. Hoje a empresa produz 190 cosméticos vendidos em nove
Sempre sonhou em empreenderO Sebrae abriu minha mente e me ajudou a ver a empresa por números. Aprendi muito sobre a importância de lidar com a questão do investimento e o tempo de retorno.
Na infância, Zilma Bauer gostava de brincar de dona de loja. Essa veia empreendedora a acompanhou por toda a vida. Em 1995, já casada e com filhos, decidiu acreditar no sonho de ter o próprio negócio e, junto com o marido, começou a buscar ideias e oportunidades para empreender.
Em 1997, após fazer pesquisa de mercado, viu que o segmento de beleza só crescia. Por coincidência, ela estava com queda capilar e buscava resolver o problema. Foi quando conheceu uma pequena linha de produtos de uma empresa que sequer era formalizada. Comprou os direitos para usar a marca e se mudou com a família de Minas Gerais para Vila Velha (ES) para abrir sua empresa e começar a produzir os cosméticos.
Três anos depois, quando seus produtos já eram vendidos a salões de beleza e começavam a ser comercializados também para estados do norte do País, Zilma buscou o Sebrae pela primeira vez. Lá, foi orientada a participar do projeto Brasil Empreendedor, por meio do qual conseguiu um empréstimo de R$ 50 mil para financiar a expansão de sua indústria.
Também com o apoio do Sebrae, fez um plano de negócios, que aumentou a profissionalização da empresa, e conseguiu incentivar empreendedores locais a produzir insumos que antes precisava comprar em São Paulo.
A parceria com o Sebrae foi se fortalecendo ao longo dos anos, à medida que os negócios foram crescendo. “Sempre que eu preciso de uma solução, vou primeiro no Sebrae. Em 2000 eu não era quase nada, e agora a empresa cresceu mais de 100%.”
Hoje, a Ervas Naturais tem 23 funcionários diretos e fabrica 190 produtos para cabelo vendidos em nove estados. Desde 2018, além de salões de beleza, os cosméticos também são vendidos em lojas especializadas.
O foco agora é consolidar ainda mais a marca e investir em uma nova fábrica, com projeto totalmente sustentável, para aumentar a capacidade de produção.