Tenax
Cultura Empreendedora Porto Alegre / RSSempre apaixonada por negócios, a empreendedora começou sua carreira como Agente Local de Inovação no Sebrae. A experiência foi importante para o sucesso de sua empresa, que teve um expressivo crescimento nos dois últimos anos, impulsionado por uma plataforma do Sebrae.
O Sebrae é muito importante para a atualização de informações sobre todos os mercados, além dos conteúdos disponíveis e da rede de contatos que se estabelece.
A paixão pelos negócios e a vontade de empreender foram os principais motivos que levaram Nathalie Andujar a cursar administração de empresas. Quando se formou, começou sua carreira no Sebrae como Agente Local de Inovação (ALI).
Ainda mais capacitada, quando terminou o projeto, em 2014, surgiu a oportunidade de ser sócia da Tenax, uma empresa de registro de marcas e patentes que tinha acabado de ser aberta e começava atuar em Porto Alegre (RS) e região.
A empresária trabalha principalmente com pequenas e novas empresas que precisam de ajuda para lidar não só com a burocracia do registro de marcas e patentes, mas também com concorrência desleal, registro de patentes, desenho industrial e direito autoral. Além disso, ajuda os clientes a resolverem conflitos entre marcas, que têm aumentado tanto quanto o número de novas empresas criadas.
A experiência de Nathalie com o Sebrae foi fundamental para o sucesso de sua empresa, que vem conquistando cada vez mais clientes, e ela sempre direciona os funcionários aos cursos que o órgão disponibiliza.
Outro fator de grande importância para o crescimento da Tenax, segundo a empreendedora, foi a presença da empresa na plataforma Unio, uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Sul para pequenos negócios que buscam ou oferecem algum tipo de serviço de consultoria em três categorias: inovação, design e processos.
“A gente se credenciou lá para oferecer registro de marca, e isso nos ajudou bastante, porque o Sebrae divulgou bem essa plataforma, e pessoas do interior, de outras cidades, que a gente não acessaria, chegaram até nós.”
Ela cita ainda os cursos e treinamentos do Sebrae como fatores que impulsionaram o negócio, que também foram positivos para o networking e o estreitamento de relações com outros empresários. “Agora quero fazer o Empretec, porque já participei de algumas palestras e me interessei muito.”
Os últimos dois anos foram ainda melhores para a empresa. Em 2019, o faturamento foi duas vezes maior que nos anos anteriores. Em 2020, os atendimentos praticamente triplicaram, aumentando de 57 para 169 novos registros de marca.
Nem a chegada da pandemia atrapalhou a boa fase do negócio. Para lidar com o novo cenário, a Tenax abriu mão da estrutura física, entregando o imóvel alugado para a sede da empresa. Dois funcionários foram desligados, e o trabalho passou a ser feito totalmente de maneira remota. Além disso, fortaleceu o marketing digital, com um novo site e maior presença nas redes sociais. E, para os clientes que estavam em dificuldades, passaram a oferecer pagamentos parcelados.
Agora, Nathalie diz que os próximos passos são intensificar ainda mais o marketing digital e, aos poucos, buscar mais colaboradores para trabalhar nessa área. “Também vamos manter o formato de home office e utilizar os aprendizados de 2020, que foi um ano bom para a nossa empresa.”