Infoecia Software Ltda
Cultura Empreendedora Londrina / PRCom mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio
Em 1995, o empresário Marcelo Blois Dematte e seus sócios criaram a Informática e Cia, uma empresa dedicada à comercialização de servidores e computadores e prestação de serviços em assistência técnica. “Nós tínhamos duas unidades de hardware. Vendíamos muitos produtos porque houve um ‘boom’ de tecnologia com a venda do Pentium e outros computadores. Chegamos a fazer até consórcio para a venda desses equipamentos”, explica Marcelo.
Mas, fazendo uma prospecção e o planejamento das vendas, os empreendedores perceberam que essa fase de sucesso estava acabando. “Vivemos uma época bem movimentada, mas, para continuar crescendo, precisávamos mudar. Foi então que decidimos investir em softwares. Assim nasceu o Genius, nosso primeiro produto, e depois o Amplus, que é um software de gestão que está até hoje ativo.”
Com a decisão de mudar o tipo de negócio, veio a necessidade de mudar também o nome. No lugar da Informática e Cia, surgiu a Infoecia Software, empresa de soluções em tecnologia da informação e gestão empresarial. “Desenvolvemos produtos que otimizam e auxiliam a tomada de decisão das empresas. Criamos todos os softwares pensando nas soluções que gerem melhores resultados ao cliente”, conta Marcelo.
Mas, para se aventurar nesse novo universo, era preciso se destacar no mercado, e para isso Marcelo e os sócios contaram com o apoio do Sebrae. “Nossa parceria com o Sebrae é longa e muito importante. Como sou formado em Direito e pós-graduado em Marketing, ainda precisava de treinamento de negócios. À noite eu fiz o Empretec e vários cursos de aperfeiçoamento, de visão empreendedora, gestão financeira, negócios e liderança. Na primeira vez, fiz mais de 10 cursos no Sebrae!”, relembra.
O contato contínuo com o Sebrae levou os sócios a participarem do Sebraetec, como conta Marcelo.
“Com o Sebraetec, nós registramos nossa marca e fizemos o ISO do serviço e do produto. Com o ISO, hoje, a cada atendimento conseguimos ter uma avaliação do cliente, em que ele pode dar o feedback para gente. E isso tudo foi metodologia implementada através do aprendizado com o Sebrae. Isso foi lá em 2010, e seguimos nos atualizando até hoje.”
Com o apoio do Sebrae, o negócio segue crescendo. “Temos uma boa cartela de clientes, com 750 clientes e mais de sete mil usuários do nosso sistema. Temos 32 colaboradores e mais de 20 parceiros que contam com seus próprios funcionários. Então virou uma comunidade muito grande, né? Temos a responsabilidade de continuar investindo no produto para que tenhamos mais 20 anos de negócios iguais a esses”, explica.
E é planejando o futuro que a empresa segue ampliando seu atendimento. “Atendemos clientes dos mais variados portes e ramos de atividades, envolvendo as áreas comerciais, industriais, atacadistas e serviços e estamos sempre em busca de inovar e trazer novas funcionalidades ao sistema. Além disso, ampliamos o serviço para que o cliente tenha nossas ferramentas à disposição através dos apps. Os apps estão interligados ao sistema principal para que tenham todos os dados necessários para conferir todas as etapas do negócio e definir as estratégias futuras.”
Para quem está começando a empreender, Marcelo conta o que os diferencia no mercado: a persistência, a qualidade do serviço prestado e não se acomodar. “Para ter o próprio negócio, você precisa ser persistente, saber que é preciso trabalhar duro todos os dias. Demorou muito tempo e, mesmo nesse tempo, sempre oferecemos um produto de qualidade e um ambiente de trabalho muito bacana, porque isso também reflete no cliente. E é preciso não se acomodar. Estar atento ao que pode ser feito diferente, ouvir as sugestões dos sócios e dos colaboradores, participar de feiras e eventos do Sebrae e tentar aplicar o conhecimento da melhor forma na empresa. É importante estar sempre com um ambiente propício para mudança e a inovação.”