AquaMak
Cultura Empreendedora Boa Vista / RRA intenção inicial era construir um ambiente de lazer para sua família, mas o empresário viu o potencial do local para um clube. Com o auxílio do Sebrae, o negócio cresceu e hoje tem capacidade de receber até 1,8 mil pessoas.
Área de 250 mil metros quadradosO Sebrae é uma ferramenta fundamental que consegue mostrar muitas coisas que as pessoas não sabem e não entendem.
Formado em administração de empresas, João Miguel Kimak teve vários negócios junto com o pai em Boa Vista (RR) na década de 1990. Entre eles, uma loja de CD e uma empresa de beneficiamento de arroz.
Em 1996, compraram uma área na cidade e começaram a construir um ambiente de lazer para receber a família e os amigos. Com o passar do tempo, perceberam que o local tinha potencial para abrigar um parque aquático.
Com a ideia em mente, começaram a fazer reformas e mudanças na estrutura. Após as modificações, abriram, em 2001, o AquaMak, com capacidade para receber até 500 pessoas, funcionando com uma área de lazer na beira de um lago, restaurante, rio lento e bar molhado.
Nos anos seguintes, a estrutura foi aumentando e novas atrações foram implementadas, como a rampa para boias, a piscina do vôlei e a Lagoa dos Peixes.
Em 2008, o empresário procurou o Sebrae para uma consultoria. João diz que a conversa com o consultor foi decisiva para o futuro e o crescimento do negócio.
“Abriu muito a minha cabeça na época, e a gente fez uma mudança muito grande no parque. Depois daquela consultoria, a gente conseguiu ter um desenvolvimento melhor na estrutura, no atendimento e tudo o mais.”
Ele diz que após esse primeiro auxílio, acessou diversos programas e participou de muitos eventos promovidos pelo Sebrae.
“Eu já fiz curso na área financeira, fiz curso para falar melhor em público. Já tive a oportunidade de fazer uma dezena de cursos. Recentemente a gente participou de uma visita técnica em São Roque (SP), na Rota do Vinho, e foi muito proveitosa para a gente. Então, o Sebrae tem participado da nossa vida sempre.”
O resultado da parceria foi a expansão estruturada e sustentável do negócio. Hoje, o parque tem 250 mil metros quadrados e capacidade para receber 1,8 mil pessoas.
Com a pandemia de Covid-19, o parque ficou fechado durante quase cinco meses e conseguiu sobreviver graças a programas de financiamento. Reaberto em agosto, o local tem tomado todos os cuidados para receber o público em segurança.
Além de um novo restaurante, o parque terá outras novidades em breve: a construção de uma estrutura de cinco toboáguas, entre eles dois radicais, e a construção do Aquamak Park Hotel, com 32 apartamentos. Além disso, o empresário tem planeja ampliar a pousada que construiu ao lado do parque, hoje com dez quartos temáticos.