Qualinova
Cultura Empreendedora Pinhais / PRInspirado pelos pais empreendedores, Alisson teve a ideia de abrir o negócio quando estava na faculdade e aspirava desenvolver produtos com potencial para exportação.
Estou com o Sebrae desde a abertura, então o crescimento do negócio está atrelado a essa parceria.
Curioso e ativo desde muito novo, Alisson Heidi Sato tinha como objetivo pessoal empreender. Com o apoio da família, fundou a Qualinova, empresa que tem o propósito de mudar a forma como as pessoas lidam com a alimentação. A ideia deu certo, e hoje o empresário exporta seus produtos para cinco países, com um crescimento médio de 67% ao ano.
Formado em Engenharia de Alimentos, Alisson começou a fazer estágio na área logo no início do curso. “Durante o período da faculdade, já tinha interesse em desenvolver produtos de alta qualidade e com potencial para exportação”, explicou.
Em 2008, para abrir a empresa, ele precisou usar os próprios recursos e colocar a mão na massa. “Fundei a empresa sozinho, com o apoio de minha família. Éramos apenas três, eu, um vendedor e uma auxiliar de produção. Nos primeiros anos, fazíamos quase todo o processo, do envase às vendas e entregas.”
Tendo que lidar com muitos prejuízos, Alisson precisou usar as reservas pessoais e lutar para manter a empresa funcionando. “No início, o negócio tinha poucos funcionários e o trabalho era muito manual. Eu pessoalmente operava as máquinas de produção de manhã, carregava o carro e saía para vender. Foram anos com esse modelo, de muito trabalho e nenhum retorno financeiro, somente experiência”, desabafou.
Para Alisson, a parceria com o Sebrae foi um divisor de águas para que o negócio desse certo. “O Sebrae ajudou em muitos aspectos minha formação como empreendedor, como um facilitador de conexões de negócio, e viabilizou a participação em eventos estratégicos para nós.”
Com uma fábrica estruturada no município de Pinhais, no Paraná, a produção tornou-se tornou mais eficiente, e os processos mais rápidos. “Hoje somos dez, e estamos ampliando nossa capacidade produtiva. Temos times para produção, administrativo, financeiro, vendas e marketing”, declarou Alisson.
Nossa principal fonte de vendas no Brasil é o e-commerce.
Presente no mercado nacional e internacional, as vendas são feitas, principalmente, pelo e-commerce. Contudo, a empresa também tem lugar cativo em lojas de produtos naturais e drogarias. “Durante a pandemia, a Qualinova cresceu principalmente com as exportações. Estamos presentes em cinco países, Estados Unidos, Paraguai, México, Bolívia e Filipinas, e temos projetos em andamento para exportarmos para o Canadá.”
Sobre o impacto que sua empresa tem na sociedade, o empreendedor destaca como seus produtos contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, além da geração de empregos, uma consequência do crescimento do nosso negócio. “Desde 2021, nós estamos investindo em sustentabilidade através da parceria com o programa Eu Reciclo, revertendo 100% do impacto das embalagens produzidas.”
Após alcançar seu propósito de empreender na área que tanto sonhava, Alisson agora traçou novas metas: “Nosso objetivo é desenvolver uma alimentação inteligente, que seja prática, simples e eficiente. Inovação também faz parte do nosso propósito, por isso, em 2022 ainda teremos mais quatro lançamentos de produtos”.