Acmella Beauty
Cultura Empreendedora Macapá / APApós participar do programa Inova Amazônia, a empreendedora viu o seu negócio crescer 80% em pouco mais de seis meses.
O Sebrae vem para agregar conhecimento e estruturar pequenos negócios.
Farmacêutica e PhD em Biotecnologia, Mayara Tânia Pinheiro sempre soube o que queria da vida profissional: empreender em uma área com a qual se identificava. Quando morou em São Luís, no Maranhão, chegou a ter uma farmácia. Mas não parou por aí.
“Desde 2016 sou professora do Ensino Superior e hoje atuo na Universidade Federal do Amapá, no curso de Farmácia, onde desenvolvo pesquisas com produtos naturais da Amazônia”, conta Mayara.
Desde janeiro de 2022, ela está à frente da startup Acmella Beauty, criada para participar do Inova Amazônia — um programa de aceleração de negócios inovadores em bioeconomia.
A Acmella foi inspirada por uma mudança de hábitos alimentares depois que Mayara foi diagnosticada com uma doença grave aos 18 anos. E depois que ela e seu marido sofreram com um quadro de depressão, já na casa dos 30 anos, ela mudou de vez seu estilo de vida.
Me tornei ainda mais natural na minha alimentação e busquei me fortalecer espiritualmente, também com Deus, pois há 10 anos eu jamais me via capaz de realizar algo assim.
Mayara conta que sofria com uma “fraqueza emocional” que a afetava em todas as áreas da vida, desde a pessoal, passando pela conjugal até a profissional. “Eu tinha baixa autoestima e muitos medos”, completa.
O processo de mudança de vida foi ficando cada vez mais perceptível quando ela decidiu parar as pesquisas laboratoriais com animais vivos e substâncias que podem ser prejudiciais à saúde humana, como parabenos e bisfenol, presentes em cosméticos da indústria tradicional.
“Eu passei a produzir meus cosméticos em casa, de forma artesanal, no final de 2019. E depois, em plena pandemia, eu estava me realizando e ajudando amigos próximos com produtos e com tratamentos naturais”, conta.
E foi através do propósito de mudar, criar e transformar tudo ao seu redor que Mayara deu vida ao seu negócio “para hoje poder ajudar outras mulheres a se voltarem para a sua beleza natural”.
Para colocar o negócio em funcionamento, a empreendedora pôde contar com o incentivo da mãe e com a experiência de seu esposo, que hoje é seu sócio. Para ela, os desafios de empreender são enormes, principalmente quando o assunto é entender as leis vigentes e processos que regem a vida de quem tem um CNPJ.
Para mim tudo está sendo desafiador, pois saí do meio acadêmico e estou aprendendo a empreender. E a fazer isso, nós, professores, não somos ensinados.
Hoje a Acmella Beauty conta com um portfólio de produtos que são “alimento para a pele e para a saúde”. O público-alvo — que preza por qualidade de vida, saúde e beleza natural — não encontra cosméticos da indústria convencional, mas fitocosméticos com potencial medicamentoso para cabelo, corpo e face.
“Alguns desses produtos estão em fase avançada de desenvolvimento e são voltados para cuidados de queda e fortalecimento capilar, pele acneica, distúrbios da menopausa e uniformidade de manchas”, conta Mayara.
Devido às formulações feitas a partir de insumos e bioativos vegetais, os efeitos terapêuticos, comprovados em pesquisas científicas, são superiores quando comparados a cosméticos convencionais.
Para Mayara, a chave da inovação e vantagem competitiva está no efeito medicamentoso e no foco em bem-estar que os produtos da marca apresentam. “Tudo desenvolvido por equipe de P&D própria, onde utilizamos ferramentas como nanotecnologia e outros processos que venham a promover estabilidade da fórmula sem alterar sua essência”, completa.
Para adquirir os itens, a clientela pode fazer o pedido através das redes sociais, WhatsApp e, em breve, através do site.
Também de acordo com Mayara, a trajetória da Acmella cruzou com a do Sebrae através de um “encontro às cegas”. Ela conta mais: “Uma conhecida queria que eu participasse do projeto dela e foi aí que eu soube do edital do Inova Amazônia, sem saber o que viria de bom”.
Por meio do edital, o negócio está sendo mentorado em vários segmentos: plano de negócios, marketing, branding, finanças, identidade visual e muitos outros, além de estar dentro do Sebraetec.
De acordo com a empreendedora, a empresa cresceu 80%, hoje enxerga seu real potencial e está em fase de captação de recursos para escalonar sua capacidade de produção a fim de alimentar o modelo B2C2B.
Para crescer em um futuro próximo, Mayara compartilha suas metas: “Não desistir nunca, levar a Acmella para todo o Brasil e levar a Amazônia e sua vibração para saúde e cura dos povos”, finaliza.