SEBRAE

Clínica Evoluir

Cultura Empreendedora Cariacica / ES
Warlem e Erica abriram uma clínica que conta com 3 unidades

No início, eram apenas ele, a esposa e uma secretária. Atualmente, o negócio já conta com cem colabores nas três cidades em que tem filiais.

O Sebrae é fundamental. É necessário para qualquer empreendedor, como parte vital do negócio. Não consigo imaginar um empreendedor tocar sua empresa sem a participação do Sebrae.

Warlem Carreiro e a esposa Erica Carreiro, um casal de fisioterapeutas, trabalhavam em um hospital e, a cada vez que davam alta para um paciente, tinham dificuldade de indicar uma clínica que oferecesse o serviço com qualidade em Cariacica (ES). Por isso, Erica sonhava com o dia em que o casal teria a própria clínica.

Em 2002, finalmente chegou o momento de tirar a ideia do papel, e o sonho se realizou com a abertura da Clínica Evoluir. No começo, trabalhavam apenas o casal e uma secretária. Warlem lembra que não tinha experiência em administrar uma empresa, mas ainda assim o negócio cresceu e se consolidou.

“Como qualquer profissional que saiu há pouco tempo da faculdade, a gente não tinha nenhum conhecimento de gestão, começamos com a cara e a coragem. Por isso, a gente cresceu pela nossa qualidade técnica. Só que, em 2010, a gente comprou uma sede própria, saindo de um espaço de 200 m² para 600 m². Incorporamos outras especialidades como psicologia, fonoaudiologia e acupuntura. Houve um crescimento sem planejamento, desorganizado.”

O empreendedor diz que esse crescimento desordenado quase levou a empresa à falência, mas, antes de desistir, eles resolveram procurar o Sebrae em busca de apoio.

“Foi um divisor de águas para a nossa empresa. E agora já são 12 anos de parceria, com muitas consultorias, ferramentas, cursos e programas.”

Entre os produtos e serviços do Sebrae que acessou, ele destaca o MPE Brasil e o Empretec. O primeiro é o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, que busca difundir o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) entre os pequenos negócios por meio de uma ferramenta de análise que é um questionário de autoavaliação da gestão.

Você entra no site, preenche um formulário de interesse e responde um questionário com 36 perguntas sobre gestão. Se atingir determinados pontos, recebe uma auditoria do Sebrae no negócio para verificar se as informações são verdadeiras. Depois disso, vem a premiação. Vencemos em 2013 em 2016. Em 2016, atingimos a linha de corte nacional e ficamos entre as cinco melhores empresas de serviço de saúde do Brasil.

Sobre o Empretec, ele considera que foi importante não só para a empresa mas também para sua atuação como empreendedor e até como pessoa.

“Eu fiz o Empretec e achei uma mudança pessoal muito grande. Transforma não só a empresa como a minha pessoa, você aplica os conhecimentos também na sua vida. Fortalece as competências que você já tem. Se você é determinado, passa a entender o limite entre a determinação e a audácia. Aprende que a vida do empresário não é só de vitórias. Ensina a fazer um planejamento em longo e médio prazo.”

Warlem diz que outro serviço do Sebrae muito importante para a empresa foram os estudos de viabilidade econômica.

“Agora estamos com uma consultoria para implementar a LGPD, e neste ano temos mais três consultorias planejadas com o Sebrae. Entendemos que a empresa cresce e, independentemente disso, o Sebrae continua sendo importante. Sempre que atualizamos o planejamento estratégico, contamos com o Sebrae ao nosso lado.”

Hoje, prestes a completar 20 anos, a empresa tem 100 funcionários, três unidades em três municípios diferentes e mais de 25 especialidades. Para continuar crescendo, o foco agora é chegar a Vila Velha (ES) e assim estar presente em quatro dos seis municípios da Grande Vitória (ES). Em médio prazo, Warlem pretende transformar o modelo de negócio em franquia para chegar a mais cidades e a outros estados.

“Em 50 anos, enxergo a perenidade do negócio. A gente faz um planejamento para crescer e para quando eu parar e me aposentar daqui a 15 anos. E o planejamento servirá para o negócio seguir em frente, com a transição para uma segunda geração, sempre mantendo a missão de proporcionar qualidade de vida para as pessoas.” 

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Delucci

Cultura Empreendedora

Sem saber muito sobre empreendedorismo, o casal contou com o Sebrae para aprender tudo sobre o assunto, colocar o negócio nos eixos e ainda abrir uma nova empresa

 Cíntia Ceriotti Weirich

Bento Gonçalves / RS

Infoecia Software Ltda

Cultura Empreendedora

Com mais de 20 anos de mercado, o empresário contou com o Sebrae para o crescimento do negócio

 Marcelo Blois Dematte

Londrina / PR

Memória Ancestral

Cultura Empreendedora

Ao lado da irmã e com o apoio do Sebrae, a Memória Ancestral utiliza inteligência artificial com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença

 Thaiane Coelho

São Luís / MA

Espedito Seleiro

Cultura Empreendedora

Peças criadas pelo artesão cearense já foram apresentadas em filmes, novelas, desfiles de moda e até em exposições internacionais

 Espedito Seleiro

Nova Olinda / CE

Planet Nails

Cultura Empreendedora

Liderando uma equipe de seis pessoas, a empresária equilibra as diferenças culturais entre Brasil e México para alavancar o negócio

 Alma Frutis Garcia

Osasco / SP

Ani – Amazon Natural Ingredient

Cultura Empreendedora

Em sua pesquisa de doutorado, Vasneka produziu um conservante natural que será comercializado em breve

 Vaneska Aimee Paranhos

Amapá / AP

Hempense Cosméticos

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Hempense une insumos da flora maranhense com cânhamo, linhagem da cannabis sativa cultivada para uso industrial

 Mônica Neves

São Luís / MA

Treeback Tecnologia Ambiental

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, a Treeback transformou vendas online em árvores plantadas para reflorestar áreas degradadas na Amazônia

 Antônio Amaury Cerqueira

Boa Vista / RR

Fervedouro e Pousada Bela Vista

Cultura Empreendedora

Com o apoio do Sebrae, o Fervedouro e a Pousada Bela Vista foram reestruturados para atender às necessidades do mundo pós-pandemia e faturou quase R$ 1 milhão somente em 2021

 Luan Xavier

São Félix do Tocantins / TO