SEBRAE

Cacau Serra

Economia & Política Urubici / SC
Dayana viu sua fábrica de chocolates crescer 60% com a ajuda do Sebrae

A empreendedora decidiu seguir seu sonho de ter um negócio próprio, investiu no mercado de chocolates e virou atrativo turístico em Santa Catarina.

participei de vários projetos do Sebrae, e o resultado foi excepcional.

Com o sonho de empreender desde criança, Dayana Fabre de Lima conseguiu realizá-lo abrindo um negócio de chocolates artesanais que conquistou um crescimento de 60%. O sucesso, porém, veio depois de muito trabalho, estudo e, claro, do apoio de sua família e do Sebrae.

Formada em Engenharia de Alimentos, Dayana foi trabalhar em uma empresa do ramo alimentício em São José (SC) assim que saiu da faculdade. No local, ela conta que teve a oportunidade de adquirir muita experiência em diversas áreas. 

Decidida a concretizar o sonho de empreender 一 e agora com os conhecimentos técnicos do setor 一, Dayana resolveu voltar para sua cidade natal, pois sabia que lá teria um mercado promissor e poderia aproveitar o potencial turístico da região.

O clima de Urubici, município de Santa Catarina, foi o cenário perfeito para que a Cacau Serra finalmente abrisse as portas em 2014. No começo, Dayana precisou atuar em todas as frentes do negócio. “O desafio inicial era dar conta de tudo, pois eu queria crescer, então sozinha cuidava da produção, das compras, do financeiro e das vendas”, contou.

O diferencial da empresa era vender chocolate artesanal de qualidade a um preço justo, algo que ainda não existia na cidade. “Trazemos um conceito de que chocolate pode ser um delicioso presente e alegrar todos os dias as nossas vidas”, explicou.

Para fazer o negócio crescer, a empreendedora viu a necessidade de se capacitar. Assim, seguiu o conselho de seu pai e procurou o Sebrae.

Já participei de vários projetos do Sebrae, e em todos nós focamos áreas que estavam precárias na empresa. O resultado foi excepcional, pois, com as sugestões, tivemos melhorias significativas em todas as áreas em que buscamos ajuda.

Entre as consultorias que recebeu, uma que Dayana destaca foi a recebida no programa Agentes Locais de Inovação (ALI) na área de produção, que foi essencial para minimizar falhas operacionais, aumentar a produtividade e proporcionar o crescimento da empresa. 

Hoje, a Cacau Serra alcançou um crescimento de 60% e tornou-se um atrativo turístico. Os produtos 一 chocolates artesanais, vinhos, bolachas, doces e artesanatos 一 podem ser comprados na loja física em Urubici (SC) e pelo WhatsApp. Os clientes e turistas que visitam a loja podem ainda ter uma experiência única e conhecer todo o processo produtivo dos chocolates artesanais.

Essa história continua. Siga nas redes:

https://www.cacauserra.com.br/

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Seriema Ecoturismo

Economia & Política

O objetivo era ter um CNPJ para fazer cursos, mas o negócio se tornou a principal empresa do segmento das Serras Gerais (TO)

 Fernanda Tainã

Rio da Conceição / TO

Studio Olimpic Shape

Economia & Política

A ex-atleta olímpica e empresária diz que o Sebrae foi fundamental para que ela conseguisse tirar a ideia do papel e estruturar o negócio

 Luana Machado

São Paulo / SP

DG Distribuidora de Água Mineral

Economia & Política

Entenda como o Sebrae o ajudou a consolidar o negócio, que cresceu 80%

 Douglas Guilhem

Marília / SP

Selfsy Alimentos Saudáveis

Economia & Política

A empresária contou com apoio do Sebrae para a internacionalização de sua empresa, e hoje seus produtos saudáveis são vendidos até no exterior

 Joice Sabatke

Itajaí / SC

Schaefer Pub

Economia & Política

O empresário diz que o Sebrae foi fundamental para estruturar o negócio e para não fechar com a pandemia

 Daniel Schaefer

Florianópolis / SC

Moriá Turismo

Economia & Política

O empresário diz que a parceria com o Sebrae foi fundamental para o crescimento do negócio

 Renan Costa

Francisco Santos / PI

Jeito Mineiro

Economia & Política

Após abrir um restaurante de sucesso em Curitiba, a empreendedora agora busca emplacar a linha de produtos congelados criada durante a pandemia.

 Maria Lopes

Curitiba / PR

Era do Gelo

Economia & Política

Apesar das dificuldades financeiras decorrentes da pandemia, donos de choperia recebem capacitação do Sebrae e conseguem manter o negócio funcionando

 Luma e Wellington

Chopinzinho / PR

Sushi Max

Economia & Política

No Sebrae, ele encontrou apoio para organizar as finanças, tirar o negócio do vermelho e retomar o crescimento da empresa

 Maxswell Batista

Campo Mourão / PR