SEBRAE

Selfsy Alimentos Saudáveis

Economia & Política Itajaí / SC
Joice fatura mais de R$ 1 milhão por ano com sua marca de alimentos

A empresária contou com apoio do Sebrae para a internacionalização de sua empresa, e hoje seus produtos saudáveis são vendidos até no exterior.

O Sebrae atua como uma aceleração de negócios à medida que viabiliza acesso a consultorias e assessorias para as quais a gente não tem verba quando está começando.

Foram diversas redações pelas quais a jornalista Joice Sabatke passou durante sua carreira na comunicação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mesmo com uma trajetória de sucesso, atuando em alguns dos veículos mais importantes do país, o empreendedorismo falou mais alto e a atraiu para se integrar ao negócio de sua família.

Em 2005, a Catarinense Congelados passava por um processo de sucessão em Itajaí (SC), quando Joice decidiu se dedicar exclusivamente à empresa familiar. Ela lembra que nessa época foi quando se começou a falar sobre a importância da alimentação saudável. Como um dos carros-chefes era o sorvete, considerado um alimento pouco saudável, ela começou a pensar em formas de manter a rentabilidade do negócio diante da nova tendência que estava surgindo.

Foram anos de pesquisa, que começou em 2007, com planejamento estratégico, estudo sobre patentes. Em 2012, quando saiu nossa patente, fizemos um projeto-piloto com um restaurante saudável. Em 2014, quando terminou o piloto, já sabíamos o que colocar no mercado.

Desse planejamento surgiu a ideia de uma nova empresa, e foi assim que nasceu a Selfsy Alimentos Saudáveis. O primeiro produto lançado foi o açaí da marca, mas logo vieram outras novidades, como polpas de frutas e sorvetes.

Não demorou para que Joice percebesse que, para o negócio ser viável, ele precisaria ter escala. Por isso, começou a trabalhar para melhorar a distribuição dos produtos. 

“Hoje são 500 pontos de venda. Nosso foco principal, onde melhor vendemos, são supermercados.”

Joice afirma que, além da boa distribuição, outro fator que ajudou a impulsionar o negócio foi a participação no programa Go to Market, uma parceria do Sebrae-SC com a FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), uma iniciativa que apoia a internacionalização de pequenas empresas. Segundo a empresária, o interesse pelo programa surgiu pouco antes da chegada da pandemia de covid-19, quando recebeu um post de um consumidor de Londres, na Inglaterra, com um dos produtos da Selfsy. Um distribuidor havia passado a vender a marca para uma loja de produtos brasileiros de lá.

Pensei: estamos chegando muito longe sem um planejamento para isso. Então recebi uma propaganda do Go to Market e resolvemos participar. Foi um ano de treinamento. Você tem, ali, desde testes de nivelamento, para ver o seu nível de conhecimento, a palestras sobre exportações. Foi importante para a gente se situar na complexidade que é esse processo de internacionalização. Vimos que não tínhamos a noção do preço em dólar do nosso produto. Foi o Sebrae que deu consultoria para calcularmos esse preço.

Hoje, a empresa conta com mais de 20 produtos, vendidos no Brasil e no exterior. Segundo Joice, o faturamento já superou R$ 1 milhão por ano.

 

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Cacau Serra

Economia & Política

A empreendedora decidiu seguir seu sonho de ter um negócio próprio, investiu no mercado de chocolates e virou atrativo turístico em Santa Catarina.

 Dayana Fabre

Urubici / SC

Seriema Ecoturismo

Economia & Política

O objetivo era ter um CNPJ para fazer cursos, mas o negócio se tornou a principal empresa do segmento das Serras Gerais (TO)

 Fernanda Tainã

Rio da Conceição / TO

Studio Olimpic Shape

Economia & Política

A ex-atleta olímpica e empresária diz que o Sebrae foi fundamental para que ela conseguisse tirar a ideia do papel e estruturar o negócio

 Luana Machado

São Paulo / SP

DG Distribuidora de Água Mineral

Economia & Política

Entenda como o Sebrae o ajudou a consolidar o negócio, que cresceu 80%

 Douglas Guilhem

Marília / SP

Schaefer Pub

Economia & Política

O empresário diz que o Sebrae foi fundamental para estruturar o negócio e para não fechar com a pandemia

 Daniel Schaefer

Florianópolis / SC

Moriá Turismo

Economia & Política

O empresário diz que a parceria com o Sebrae foi fundamental para o crescimento do negócio

 Renan Costa

Francisco Santos / PI

Jeito Mineiro

Economia & Política

Após abrir um restaurante de sucesso em Curitiba, a empreendedora agora busca emplacar a linha de produtos congelados criada durante a pandemia.

 Maria Lopes

Curitiba / PR

Era do Gelo

Economia & Política

Apesar das dificuldades financeiras decorrentes da pandemia, donos de choperia recebem capacitação do Sebrae e conseguem manter o negócio funcionando

 Luma e Wellington

Chopinzinho / PR

Sushi Max

Economia & Política

No Sebrae, ele encontrou apoio para organizar as finanças, tirar o negócio do vermelho e retomar o crescimento da empresa

 Maxswell Batista

Campo Mourão / PR