Moriá Turismo
Economia & Política Francisco Santos / PIEm conversa com o sócio, ele percebeu que seu sonho de empreender seria realizado levando as pessoas para viajar. Com um amigo, montou sua agência, que começou atuando apenas no Piauí. Mas, com o apoio do Sebrae, o negócio cresceu e passou a levar turistas.
Conheça a história do RenanO Sebrae é muito importante para orientar o empreendedor desde o início e para manter o sucesso, sempre buscando alçar voos mais altos.
Aos nove anos Renan Costa engraxava sapato e vendia salgados em Simões, no interior do Piauí. Ele lembra que sua veia empreendedora era tão forte que aos 11 já tinha a própria banca de bombons, doces e picolés no centro da cidade.
Já adulto, começou a trabalhar em uma empresa como vendedor de perfumes. Mas, como o que ele realmente queria era ter seu próprio negócio, conciliava o trabalho com cursos de empreendedorismo.
A capacitação despertou nele um desejo ainda maior de empreender, mas Renan ainda não sabia ao certo em que segmento atuar. Conversando com um amigo, Manuel Sousa, que a partir daquele momento também se tornou um sócio, teve a ideia de abrir uma agência de turismo.
Assim, em 2017, após muito planejamento para começar já se diferenciando no mercado, nasceu a Moriá Turismo. Inicialmente, a empresa oferecia pacotes para praias mais próximas, mas logo o negócio se expandiu.
Renan diz que a parceria com o Sebrae foi fundamental para o rápido crescimento operacional da agência. A parceria começou assim que formalizou a empresa. Para participar de oficinas sobre gestão, atendimento e fluxo de caixa, ele ia de moto até Araripina, cidade vizinha já no estado de Pernambuco.
“Valia muito a pena esse esforço, cheguei a ver palestras com grandes nomes como Geraldo Rufino. Essas experiências foram me mostrando cada vez mais que eu estava no caminho certo, de sempre buscar inovação e conhecimento. Estou sempre ligado no site do Sebrae, atento a todas as novidades e aos cursos online.”
Todo esse conhecimento acumulado foi aplicado no negócio. Por meio de pesquisa de satisfação com os clientes, o empresário conseguiu estabelecer um padrão de qualidade em transporte, hospedagem, além de outros serviços diferenciados, que fizeram a agência se destacar em relação à concorrência.
O resultado foi um crescimento sustentável que segue até hoje. Desde a inauguração, mais de 500 clientes já viajaram com a Moriá Turismo, que passou a atender em todo o Nordeste.
O começo da pandemia foi um período difícil. Mas Renan soube manter a calma e, mais uma vez, usou o que aprendeu no Sebrae para lidar bem com a crise. A primeira medida foi estreitar o relacionamento com os clientes. Ofereceu renegociações, créditos para uso posterior e adiou algumas viagens. No fim, conseguiu um crescimento expressivo quando pôde retomar a operação da agência.
A prioridade agora é expandir a empresa, que funciona em Francisco Santos (PI), para pontos estratégicos do estado, com representantes vendendo pacotes turísticos na capital, Teresina, e no Maranhão. “E vamos procurar o Sebrae para conduzir essa expansão da melhor forma possível.”