SEBRAE

Schaefer Pub

Economia & Política Florianópolis / SC
O pub de Daniel atingiu marca de super-restaurante e nota máxima em app de delivery

O negócio começou como um quiosque no aeroporto e migrou para um bairro universitário de Florianópolis. Reinaugurado três semanas antes da pandemia, o empresário teve de buscar novas estratégias para não fechar, e o apoio do Sebrae foi fundamental nesse momento.

Conseguiu lidar com a pandemia
O Sebrae é com quem o empreendedor pode contar para se estruturar e realmente fazer a coisa certa.

Daniel Schaefer trabalha com investimentos e também tem longa experiência no mercado segurador. Sempre soube, portanto, as vantagens e a importância de empreender. Por isso, juntou-se a outros dois amigos para abrir um pub no aeroporto de Florianópolis (SC).

Como um dos sócios é arquiteto, ele mesmo fez o projeto e, após longo trâmite burocrático necessário para abrir um negócio em aeroporto, inauguraram em 2018 o Schaefer Pub. Inicialmente, o local funcionou como um quiosque de chopp artesanal, que também vendia vinhos da Serra Catarinense, queijos e charcutaria local.

Daniel diz que, por ser formado em administração, sempre viu o Sebrae como um grande parceiro e, por isso, decidiu buscar o apoio assim que começou a planejar a empresa. O empresário diz que acessou cursos e consultoria.

Tivemos principalmente uma consultoria de gestão do negócio, que foi bem bacana. Primeiro dividimos a empresa em módulos, ajustamos a parte operacional, depois a parte financeira. Na parte financeira foi muito importante para fazermos uma gestão dos custos.

O empresário diz que também incentivou os funcionários a fazer os cursos oferecidos pelo Sebrae. O resultado foi o sucesso do negócio.

“De lá para cá aconteceram algumas coisas, e o projeto deu muito certo. Em 20 meses a gente conseguiu pagar os investidores e obteve retorno, foi bem bacana.”

No entanto, o negócio estava instalado na parte antiga do aeroporto, e Daniel e seus sócios avaliaram que não seria interessante migrar para a parte nova que seria inaugurada, pois teriam uma concorrência maior, sem um aumento significativo no número de voos e de pessoas que circulam no local. Então decidiram que continuariam com o pub, mas em uma rua com bom movimento na cidade.

Assim, transferiram o Schaefer Pub para uma rua de Trindade, o bairro universitário de Florianópolis. “Por ser um local de grande fluxo, o aluguel também é muito caro. Mas, fazendo as contas, a gente viu que é melhor pagar e ter o retorno por causa do fluxo de pessoas do que pagar um aluguel barato e não passar ninguém.”

No novo local, o negócio foi reinaugurado no dia 26 de fevereiro de 2020, três semanas antes de ser declarada a pandemia de Covid-19. Em seguida ocorreram o fechamento do comércio e a interrupção das aulas presenciais da universidade, que prejudicaram significativamente a operação do pub.

As dificuldades para manter o negócio foram enormes, e Daniel chegou a pensar em fechar. Mas com estratégia, muito trabalho e dedicação a situação foi melhorando. O empresário diz que as lives do Sebrae sobre como lidar com a crise foram importantes para a gestão do pub naquele momento.

Agora a gente tem um crescimento no faturamento. De junho para julho crescemos 8%, de julho para agosto 13%. Nosso objetivo é chegar no final do ano pagando o custo operacional.

Hoje, devido à pandemia, o pub só abre à noite e passou a trabalhar também com pizzas e delivery. A novidade rendeu ao negócio a marca de super-restaurante, ou seja, recebe mais de 200 pedidos por mês no iFood. O pub também conquistou nota máxima no aplicativo.

Como o negócio está localizado no centro da cidade, Daniel estuda agora abrir outras duas unidades, uma no Norte e outra no Sul da ilha, e assim conseguir atender a Grande Florianópolis. “Estamos mapeando algumas regiões, alguns locais, aproveitando esses créditos que o governo está liberando para ampliarmos a nossa empresa. Estamos pensando também num projeto para o verão, talvez uma unidade móvel para atender uma determinada região de praia, porque em Florianópolis aumenta muito o fluxo de visitantes no verão.”

Veja mais algumas histórias

Inspire-se em histórias de pessoas que cresceram com ajuda do Sebrae e que acreditam na força do empreendedorismo.

Cacau Serra

Economia & Política

A empreendedora decidiu seguir seu sonho de ter um negócio próprio, investiu no mercado de chocolates e virou atrativo turístico em Santa Catarina.

 Dayana Fabre

Urubici / SC

Seriema Ecoturismo

Economia & Política

O objetivo era ter um CNPJ para fazer cursos, mas o negócio se tornou a principal empresa do segmento das Serras Gerais (TO)

 Fernanda Tainã

Rio da Conceição / TO

Studio Olimpic Shape

Economia & Política

A ex-atleta olímpica e empresária diz que o Sebrae foi fundamental para que ela conseguisse tirar a ideia do papel e estruturar o negócio

 Luana Machado

São Paulo / SP

DG Distribuidora de Água Mineral

Economia & Política

Entenda como o Sebrae o ajudou a consolidar o negócio, que cresceu 80%

 Douglas Guilhem

Marília / SP

Selfsy Alimentos Saudáveis

Economia & Política

A empresária contou com apoio do Sebrae para a internacionalização de sua empresa, e hoje seus produtos saudáveis são vendidos até no exterior

 Joice Sabatke

Itajaí / SC

Moriá Turismo

Economia & Política

O empresário diz que a parceria com o Sebrae foi fundamental para o crescimento do negócio

 Renan Costa

Francisco Santos / PI

Jeito Mineiro

Economia & Política

Após abrir um restaurante de sucesso em Curitiba, a empreendedora agora busca emplacar a linha de produtos congelados criada durante a pandemia.

 Maria Lopes

Curitiba / PR

Era do Gelo

Economia & Política

Apesar das dificuldades financeiras decorrentes da pandemia, donos de choperia recebem capacitação do Sebrae e conseguem manter o negócio funcionando

 Luma e Wellington

Chopinzinho / PR

Sushi Max

Economia & Política

No Sebrae, ele encontrou apoio para organizar as finanças, tirar o negócio do vermelho e retomar o crescimento da empresa

 Maxswell Batista

Campo Mourão / PR