Renata Mandelli Art & Food
Economia & Política Brasília / DFEla conta com o apoio do Sebrae desde que se formalizou como MEI e diz que a parceria contribuiu para a estruturação e para o sucesso de seu negócio.
O Sebrae dá suporte e ensina o caminho das pedras para o empreendedor, pois não adianta ter uma excelente ideia e não saber como colocar em prática. Além disso, ele nos ensina a pensar aonde a gente quer chegar.
Formada em Direito, Renata Mandelli tinha uma carreira bem-sucedida em Brasília (DF) quando decidiu se mudar para a Itália. No país europeu, pôde se dedicar a uma de suas grandes paixões, a gastronomia. Ela fez diversos cursos e não perdia a oportunidade de aplicar os novos conhecimentos ao receber seus amigos em casa.
De volta a Brasília em 2011, retomou a carreira jurídica, trabalhando no Superior Tribunal de Justiça (STJ). No mesmo ano, durante uma viagem a São Paulo (SP) para o casamento de uma prima, reencontrou uma tia-avó e, conversando com ela, teve um estalo: havia chegado a hora de fazer o que realmente gostava. Então tomou a decisão de parar de estudar para concurso para juíza e trabalhar profissionalmente com gastronomia.
A primeira oportunidade que teve de mostrar o seu talento foi em uma feira gastronômica onde vendeu pétalas de rosas cristalizadas para aromatizar chás. O primeiro cliente foi um professor de quem tinha sido aluna durante a faculdade. Foi um presságio para aquele dia que se revelaria um grande sucesso de vendas de seus produtos. A partir de então, passou a fazer também pesto, geleias, azeites e sais saborizados, além de uma manteiga especial de nata que havia aprendido na Itália.
Certa de que aquele era realmente o caminho que gostaria de trilhar, Renata se formalizou como MEI (Microempreendedor Individual), e nasceu assim sua empresa, a Renata Mandelli Art & Food.
Como não tinha experiência com gestão ou administração de empresas, o passo seguinte foi procurar o apoio do Sebrae, a fim de começar o negócio com o pé direito. “Eu não sabia como calcular o preço dos produtos, não tinha a menor ideia de como lidar com embalagens. Então fiz vários cursos, entre eles o de precificação e um de marketing.”
A empresária lembra que também foi bastante positiva a consultoria que teve sobre como lidar com os impostos que deveria pagar para manter o negócio. “Isso sempre foi maravilhoso, sempre fui péssima com números. Nessa época, o encorajamento que o Sebrae me deu também foi muito importante, ainda mais porque eu ainda não tinha o apoio inicial na família. Os consultores me encorajaram muito e, sempre que eu tive alguma dúvidas, eles estavam dispostos a me ajudar.”
Com toda a assistência do Sebrae, o negócio começou a crescer, e ela passou a fazer cada vez mais eventos. Também recebia convites para dar aulas e cursos. O passo adiante ocorreu em 2014, quando começou a oferecer bufê para eventos e também a trabalhar como personal chef.
“Isso foi uma guinada na empresa porque mostrou os meus produtos para um público maior e mais exigente. Desde então, os eventos de bufê foram aumentando, as pessoas foram procurando cada vez mais.”
Renata diz que a empresa já vinha crescendo, mas com a pandemia teve um boom de crescimento, e estima que o faturamento do negócio triplicou.
Mas, para crescer em um momento tão difícil, a empresária precisou inovar no seu modelo de negócio. “Peguei meu mailing, criei um cardápio virtual que eu altero toda a semana e mandei para os clientes. E passei a mandar às segundas-feiras e a entregar nas sextas. Isso inclui todos os produtos de empório e pratos da culinária mediterrânea. E assim, durante a pandemia, a minha empresa teve essa explosão de crescimento.”
Agora, a empresária diz que o foco é continuar inovando e criando produtos novos. A ideia é aproveitar ao máximo as datas especiais como Dia das Mães e Dia dos Namorados para criar produtos específicos. Também pretende fortalecer a comunicação digital para divulgar bem os produtos e aumentar ainda mais as suas vendas.