Miragem Moda Íntima
Inovação & Tecnologia Pérola / PRCom o apoio do Sebrae, a empresa cresceu e atualmente conta com quatro lojas
Lá em 2004, Solange Wendt, matriarca da família, costurava vestidos de festa na sala de estar de casa. “Minha mãe fazia peças de roupa sob medida, mas sentia a necessidade de fazer algo diferente e que pudesse contribuir com a renda familiar”, conta Eloisa Wendt, filha mais velha de Solange. Foi então que, ao lado do marido, Clóvis Luiz Wendt, decidiu se aventurar na confecção de lingerie. Nascia ali a Miragem Moda Íntima, um pequeno negócio em Pérola Independente, no Paraná.
“A ideia sempre foi combinar as necessidades da mulher: o bem-estar do dia a dia com a beleza necessária. Afinal, as mulheres de hoje são dinâmicas, trabalham, cuidam da casa, estudam, dão atenção à família e aos amigos. Para fazer tudo isso, é importante que se sintam lindas e amadas. Sabendo disso, começamos a criar peças minuciosamente elaboradas para estarem de acordo com as milhares de situações do cotidiano.”
Assim como a maioria dos negócios, o início foi desafiador. “O principal desafio foi aprender a empreender. Não é fácil e nem todos os caminhos são bons. Desenvolver os processos, liderar, fazer sobrar dinheiro e ter o pé no chão nos investimentos é cheio de altos e baixos, exigindo apoio sempre”, explica Eloisa.
Foram aproximadamente oito anos de erros e acertos para fazer o negócio crescer, conta Eloisa. “Aos poucos fomos entendendo que a empresa tinha sua identidade e poderia começar a dar algum retorno. Durante um treinamento realizado na prefeitura, conhecemos o Sebrae e, com a instituição, tivemos a oportunidade de realizar cursos e ter o apoio da consultoria.”
Com o Sebrae, a família de empreendedores realizou treinamentos para o crescimento da marca, como explica Eloisa. “Com a consultoria entendemos melhor os processos, como viabilizar as lojas físicas e online e até mesmo o desenvolvimento das coleções.”
Para fazer o negócio crescer ainda mais, foi preciso que toda a família estivesse envolvida. “Atualmente toda nossa família tem funções na empresa. Além de meus pais e eu, também meus irmãos, Fernando e Carla”, diz Eloisa.
E essa participação de todos os membros fez com que a empresa ganhasse um novo “braço”, a Efeito Sol, um e-commerce de moda praia. “A confecção de lingerie foi uma boa oportunidade na época. A moda praia surgiu no decorrer dos anos e hoje é responsável por boa parte da nossa produção”. Além da loja online, a família tem três lojas físicas para vendas em atacado, localizadas em Pérola Independente, Toledo e Palotina, todas no Paraná.
O resultado desse crescimento é a geração de emprego e renda para 35 famílias diretamente e tantos outros indiretamente, já que muitos dos clientes da empresa são revendedores. “Liderar uma empresa é sempre desafiador. Conciliar pessoas com uma dinâmica organizacional é um aprendizado diário. Exige que o líder tenha sensibilidade de identificar as necessidades e dificuldades de um processo com a capacidade da equipe, levando em consideração muitos fatores intangíveis. Mas conseguir entregar um trabalho para o consumidor final sabendo que teve carinho e engajamento da equipe durante o processo é gratificante”, comemora Eloisa.
A família empreendedora sabe bem que, para fazer o negócio funcionar, é preciso planejamento. “Planejamos continuar estudando e desenvolvendo uma empresa sólida e unida, antenada com as tendências de consumo e chegando no máximo possível de pessoas engajadas com nossa marca. O importante é ter a visão dos planos para o futuro e manter a simplicidade em todo processo, desde a produção até a entrega do produto.”