Grigliata Casa de Carnes e Hortifruti
Inovação & Tecnologia Curitiba / PR
Atento às mudanças da economia e transformações dos hábitos de consumo, empreendedor abriu um mercado para público de nicho
A história da Grigliata Casa de Carnes e Hortifruti envolve vários personagens, uma família. O pai do empreendedor Mateus Eduardo Zanolla sempre teve a vontade de ter um negócio de família. Lá no longínquo ano de 2000, enfim surgiu a oportunidade de adquirir um mercado que estava à venda no bairro do Boqueirão, situado em Curitiba, no Paraná.
Disposta a agarrar essa oportunidade, toda a família se mudou para um bairro vizinho para dar o pontapé inicial na jornada empreendedora. Por 21 anos, o negócio ficou de pé graças ao esforço e profissionalismo de Mateus, sua mãe, seu pai e irmão.
Em 2021, os pais do Mateus decidiram se aposentar. Em meio a isso, o empreendedor começou a notar as mudanças do perfil econômico do bairro, que foram impulsionadas pela pandemia de covid-19, entrada de novos concorrentes e mudanças na economia do Brasil. Tudo isso afetou o movimento e fez com que as vendas caíssem significativamente.

Com a pandemia, os modelos de negócios foram mudando. Vimos que seria o momento de fazer algo diferente, então surgiu a ideia de abrir outro negócio, em outro bairro, com novas características.
A proposta era investir em um nicho diferenciado, mas dentro do segmento do varejo, já que toda a família tinha experiência. “Então eu e meu irmão empreendemos nesse novo estilo de negócio e fechamos a antiga empresa”, conta.
Foi em 2021, na capital do Paraná, que nasceu a Grigliata: um misto de empório, mercearia, casa de carnes e hortifruti. “Além disso, temos um setor de produtos naturais, uma adega com várias opções de vinhos e o mercado, com produtos de mercearia, limpeza, higiene e alimentação”, completou Mateus.
Para o empreendedor, a chave da inovação é se destacar pela qualidade dos produtos, principalmente das carnes e itens de hortifruti. No açougue, apenas carnes nobres com rastreabilidade de origem. Vegetais fresquinhos chegam diariamente à loja, garantindo a satisfação de quem compra.
Buscamos também ter um atendimento diferenciado com os clientes. Mais humanizado, aquele atendimento que só o pequeno negócio consegue ter.
Da mesma forma que existem motivos para celebrar, também há obstáculos na jornada empreendedora: “Os desafios estão principalmente em sermos conhecidos pelos moradores da região e fazer com que eles criem o hábito de fazer suas compras com a gente”, contou Mateus.

Sempre estou participando de palestras, cursos e outros projetos junto ao Sebrae.
Mateus chegou até o Sebrae através do Programa ALI – Agente Local de Inovação. Muito antes da Grigliata existir, ele já tinha buscado orientações e consultorias de profissionais altamente qualificados para saber como inovar, mapear dificuldades do negócio e mensurar indicadores com o antigo negócio da família.
O empresário também participou do Top Loja Minimercado, onde criou uma verdadeira relação de parceria e confiança com o Sebrae. Com os conhecimentos adquiridos, ele teve toda a confiança necessária para investir na Grigliata.
Por ser uma empresa nova e ainda em busca de um lugar no mercado, atualmente a Grigliata vem “crescendo, ganhando a confiança dos clientes e buscando novos”, de acordo com Mateus.
Quando reflete sobre o quanto a marca cresceu de 2021 para cá, o empreendedor afirma que ainda não há muito histórico para comparar, no entanto, pontua que desde o primeiro mês o faturamento foi acima de 70%.
Para o novo ano que está chegando, a expectativa é expandir e abrir novas unidades da Grigliata.