Criatório Neves
Inovação & Tecnologia Sobrália / MGO que você faria se precisasse iniciar um negócio do zero numa cidade nova e sem saber exatamente o segmento? Para Rodrigo da Silveira, a solução estava no conhecimento, que ele transformou não só para si, mas também para a comunidade.
Em 2016, Rodrigo se mudou para Sobrália (MG), uma cidadezinha de 5 mil habitantes no Vale do Rio Doce. Em 2022, sua influência extrapolou o número de sobralienses. Só no YouTube são 385 mil inscritos em um canal que espalha muito conhecimento sobre criação de aves.
Foi nesse segmento que Rodrigo começou sua nova vida no interior de Minas. Depois de abandonar a loja de informática que tinha em outra cidade, ele procurou, procurou e descobriu que tinha um conhecimento básico de criação de galinhas. Com muita dedicação e teoria, ele poderia fazer galinhas começarem a botar ovos de ouro. De modo figurativo, claro.
Rodrigo já tinha o sangue empreendedor e já tinha experiência em comércio. E foi esse feeling que o fez escolher essa ideia de negócio. O Criatório Neves cresceu rápido e hoje também vende galinhas de raça e aves ornamentais, além de fornecer produtos e equipamentos para quem quer iniciar uma granja.
“Eu não tinha dinheiro para criar outros animais ou entrar num mercado que não tinha nada de conhecimento. O mais lógico, mais prático e mais fácil foi entrar nesse segmento. Meu pai criava e eu já tinha noção de administração, de marketing”, conta Rodrigo. A consequência foi se profissionalizar, conseguir gerar receita e começar a replicar e mostrar a outros empreendedores que era possível.
Ele e a equipe são motivados pela capacidade de transformar outras vidas. Ele conta a história de um assistente de pedreiro que criava galinhas, mas que com o conhecimento adquirido conseguiu mudar de vida e ganhar mais. “O canal me deu a oportunidade de viajar muito e conhecer as histórias de outras pessoas”, conta. O vídeo com essa história já conta com mais de 400 mil visualizações.
O caminho para o Sebrae foi natural. Rodrigo já havia feito o Empretec e “mais uns 15 cursos” no Sebrae, Senac e Senar. E foi com a vontade de mudar a cara da empresa que ele conheceu o Brasil Mais. O agente ligou dizendo que ele foi selecionado e ele logo aceitou o convite.
“A nova logo deu uma cara nova ao negócio, deu uma rejuvenescida. O próximo passo é aplicar os novos processos.”
E o futuro? “Quero continuar vivendo do meu negócio e me tornar não só referência no online, mas também ser um centro de genética de aves.”