Kaffe Torrefação e Treinamento
Inovação & Tecnologia Recife / PE
Empreendedora conta como, ao lado de seu sócio e esposo, Eudes Santos, criou o Kaffe e inovou o mercado cafeicultor
Não foi Lidiane Santos que escolheu o café, foi a bebida que a escolheu. Psicopedagoga, a pernambucana trabalhava com crianças na fase da alfabetização e acreditava que a pedagogia era o caminho a seguir em sua vida profissional. Em 2009, o cenário mudou.
A família de Lidiane tem uma confeitaria em Gravatá – município a 84 km do Recife –, bastante frequentada por apreciadores de cafés. Com o objetivo de atender às demandas da clientela, ela fez um curso de barista em São Paulo para ampliar o cardápio do empreendimento familiar.
“No curso só tomei os cafés especiais, e assim esse novo padrão de serviço e de qualidade entraram na minha vida e passaram a fazer parte do meu dia a dia na confeitaria”, disse Lidiane.

Em 2012, voltou para a sala de aula, mas dessa vez em uma universidade com a disciplina de Estudos e Serviços de Chá e Café, no curso de Gastronomia. Os alunos deram o incentivo para ela iniciar uma nova jornada com um curso profissionalizante de barista. No ano seguinte, Lidiane começou a dar aulas de barismo para apreciadores de café, profissionais e empreendedores.
Em 2015, a empreendedora inaugurou o Espaço Sensorial do Café, um ambiente voltado só para as aulas. A virada veio mesmo em 2017, quando nasceu o Kaffe: “A evolução do meu antigo espaço de aulas, se tornando, além de escola, um espaço de torrefação e loja”, completa.
A cafeteria oferece um serviço de café voltado para experiências de cafés com origens diferentes e harmonizações com as opções de disponíveis no cardápio. Na loja, o público encontra utensílios para o preparo de cafés e kits para presentear. Já na torrefação, funcionários fazem as torras de café para uso na loja e venda, além de abastecer outros estabelecimentos.
Para Lidiane, o segredo para o Kaffe inovar é estar de olho nas mudanças do mercado de café, usando as oportunidades para fazer conexões e parcerias com outras empresas para trazer um produto novo. “Esses movimentos fortalecem as marcas envolvidas”, conta.
Também criamos novos produtos com a assinatura do Kaffe e kits para presentear com temas para as datas comemorativas principais.
Prova do sucesso é que o Kaffe atende, atualmente, mais de 50 estabelecimentos, entre cafeterias, restaurantes e padarias. Como fruto do sucesso, ganhou uma segunda loja física, que conta com torrefação e escola, no bairro do Espinheiro, no Recife.

Para toda a operação rodar com fluidez, Lidiane pôde contar com o apoio do Sebrae. Ela e Eudes Santana participaram de consultorias para entender tudo sobre a dimensão do Kaffe e organizar toda a gestão e implementar estratégias.
Quando olha para trás, Lidiane reconhece que a marca Kaffe ganhou muita visibilidade e respaldo de mercado, o que a fez entender que esse crescimento é muito valioso.
Aumentamos as vendas de pacotes de café para pessoa física e jurídica. Torramos, em média, 300 kg de café no primeiro ano e atualmente torramos, por mês, uma média de 1 tonelada.
Em 2023, Lidiane planeja ampliar a capacidade produtiva da torrefação, desenvolver novos produtos e apresentações da marca Kaffe e continuar com projetos sociais com pequenos produtores dos municípios de Triunfo e Taquaritinga do Norte.
E não para por aí: “Também queremos ampliar os cursos para apreciadores de cafés e profissionais. Já para os empreendedores, queremos ampliar o serviço de consultoria de negócios com café”, contou. Além de ampliar as áreas de atuação com mais profissionais, Lidiane quer facilitar a jornada de novos empreendedores.