Tapeçauto Tapeçaria Automotiva
Inovação & Tecnologia Cuiabá / MTOrimarço e Angela inovam empresa familiar com ampla variedade de serviços para automóveis, lanchas e barcos.
Você tem ou conhece alguém com uma empresa familiar? Negócios constituídos por parentes são comuns no Brasil: 24% dos donos à frente de pequenos negócios têm como sócio um membro da família.
Orimarço Nazaré (54) e Angela Aparecida (26) são um exemplo de parceria entre pai e filha que superam a diferença de idade, com muito profissionalismo e dedicação, para manter de pé o negócio da família, a Tapeçauto Tapeçaria.
A empresa foi fundada pelo Orimarço na década de 1990. Ele começou trabalhando como ajudante de tapeceiro, logo crescendo na função. Nessa época, ele trabalhava também em outra empresa, porém, sempre teve o sonho de montar o seu próprio negócio. Inspirado pelo antigo chefe, ele foi lá e resolveu abrir uma tapeçaria automotiva própria.
A vontade de ter uma empresa própria e a afinidade pelo que fazia foram alguns dos fatores para Orimarço abrir o seu negócio: disposto a dar uma condição de vida melhor para a família, o pontapé inicial foi dado quando a sua esposa engravidou do seu primeiro filho.
No começo, o negócio funcionava em casa. “Ele pegava alguns serviços de rua e logo foi fazendo a sua clientela, expandindo o seu negócio, alugou um estabelecimento e contratou funcionários”, conta a filha, Angela. Com a qualidade dos serviços, a demanda cresceu exponencialmente.
Localizada em Cuiabá, no Mato Grosso, a Tapeçauto Tapeçaria é reconhecida pelo trabalho inovador em tapeçaria automotiva. Quem busca a empresa pode contar com serviços ligados ao revestimento de estofados de carros, caminhões, ônibus, lanchas e barcos. São oferecidos revestimentos de couro natural e sintético, capas para bancos e outras partes dos automóveis e lanchas ou barcos.
Provando que inovar é possível em qualquer segmento, Angela, que está há dois anos na sociedade e organização, conta que o diferencial da empresa é oferecer uma ampla variedade de serviços, desde consertos até reformas.
Angela conta que a inovação foi também um fator determinante para superar o maior obstáculo de sua jornada empreendedora: a pandemia da Covid-19. O objetivo era mudar o local da empresa para um espaço mais equipado e bem localizado em Cuiabá. O desafio foi reformar o novo espaço em meio a uma crise sanitária e econômica de nível global.
No final, deu certo e os resultados vieram: além de um novo espaço mais confortável e bonito, a demanda pelos serviços aumentou de forma considerável.
Sempre admirei o Sebrae por ajudar muito os empresários de pequenos negócios.
A trajetória empreendedora de Angela cruzou com a do Sebrae dois meses após a empresária assumir o setor administrativo e marketing da Tapeçauto. Ela entrou no site do Sebrae em busca de cursos e consultorias. Para ela, o primeiro passo foi se inscrever no Programa Agente Local de Inovação (ALI), que oferece orientações personalizadas de profissionais especializados para fortalecer pequenos negócios.
“O ALI ajudou muito no crescimento da empresa, apliquei algumas técnicas e estratégias que o programa me ensinou”, conta.
Ao analisar o passado da Tapeçauto, Angela fala sobre o crescimento do negócio: “Antigamente era apenas um funcionário, hoje somos seis pessoas”, conta. O negócio também expandiu em espaço e estrutura, além de ter conquistado um espaço mais bem movimentado em Cuiabá.
A empreendedora acredita que, atualmente, a empresa “está indo bem, mas ainda tem muito a melhorar”, reconhece.
A expectativa para o futuro é aumentar o faturamento da empresa para R$ 1 milhão até a metade de 2024, automatizar processos e abrir mais uma unidade da loja.