Papelaria Universitária
Inovação & Tecnologia Cuiabá / MT
Além de oferecer um atendimento sob medida, a Papelaria Universitária inova ao oferecer produtos e serviços exigidos pelos hábitos pós-pandemia

Para o administrador Marcelo Dorileo, inovar não é um desafio, é preciso! Nascido em uma família com DNA empreendedor, o mato-grossense conta que seus parentes sempre reconheceram o valor de atender bem um cliente. Por essas e outras, o empresário já sabia desde cedo da importância de estar antenado às necessidades que surgem no mercado.
Em 2019, Marcelo teve a oportunidade de adquirir a Papelaria Universitária, mas só seguiu em frente com uma condição: repaginá-la e modernizá-la. “Trouxe o conhecimento que adquiri no outro negócio e coloquei em prática”, conta.
Desde o comecinho, Marcelo fez questão de buscar o apoio do Sebrae e, para expandir os horizontes, também visitou feiras do segmento de papelarias. Ademais, conversou com outros empresários para se atualizar sobre o mercado.
Marcelo resolveu investir no segmento por causa de uma antiga experiência, lá em 2007:
Tinha uma loja perto de casa que estava sendo vendida, era um bazar com vários itens. Então decidi adquirir com o valor de uma rescisão. Comecei o negócio e percebi que os itens mais procurados eram de papelaria e informática. Sempre tive afinidade com esse segmento, foi algo natural.
Atualmente, a Papelaria Universitária comercializa itens de papelaria, informática, organização, material de escritório e presentes. Uma gráfica expressa bem completa também está disponível. De olho nas demandas do mundo pós-pandemia, Marcelo conta que o negócio também desenvolveu o setor de artesanato: consumidores podem comprar telas de pintura, blocos de desenhos, canetas e pincéis.
Estamos de olho de forma obsessiva no que nosso cliente está demandando.
Para Marcelo, essa é a chave-mestra para a Papelaria Universitária inovar. O empreendedor conta que, logo ao identificar uma necessidade não atendida, toda a equipe se dedica a entregar uma solução de valor na mais rápida velocidade.
Além disso, devido a um modelo de gestão mais flexível, cada colaborador tem a liberdade de tomar suas próprias decisões ao buscar atender um consumidor. Ao todo, são vinte colaboradores fazendo a história da empresa.

Para quem empreende, o Sebrae é a primeira referência, então naturalmente ele já faz parte da minha história.
Marcelo contou que, sempre que dá de cara com alguma dificuldade para melhorar habilidades empreendedoras e capacitar seu time, o primeiro passo é procurar as soluções do Sebrae.
Já foram vários projetos, consultorias e cursos realizados com o Sistema, mas ele destaca como transformadores o Programa ALI (Agentes Locais de Inovação), Caso a Caso e Marketing 360.
Ao refletir sobre o quanto a papelaria cresceu desde o seu começo, em 2019, Marcelo reconhece que o balanço é positivo, já que a empresa conseguiu dobrar seu faturamento devido às mudanças “sempre acompanhadas pelo Sebrae”.
Com os feedbacks recebidos por representantes e diretores de fábricas, o empreendedor conta, com orgulho, que a Papelaria Universitária está padronizada e organizada. Claro, a clientela também foi ouvida:
“Nossos clientes estão amando este novo momento, propiciando, além de um ambiente acolhedor, muita facilidade para comprar conosco. Eliminamos burocracias e proporcionamos um atendimento na velocidade que eles precisam”.
Para 2023, a meta é continuar crescendo e dar início aos estudos para franquear a empresa. “Em um futuro próximo, queremos compartilhar com mais pessoas o nosso modelo de negócio de sucesso”, finaliza.