Américo - Cuidador de pessoas idosas
Inovação & Tecnologia Ponta Grossa / PR
Empreendedor captou dor de mercado e idealizou aplicativo com o suporte do Sebrae/PR
Para familiares de pessoas idosas e enfermas, contratar uma pessoa cuidadora ou profissional de saúde pode ser um desafio e tanto. Foi pensando nisso que o cuidador de idosos Luiz Américo Oliveira teve uma ideia inovadora de negócio.

O aplicativo Américo – Cuidador de Pessoas Idosas e Enfermas funciona como uma ferramenta simples para contratar perfis profissionais. Desenvolvido inicialmente para atender a demandas na região de Ponta Grossa, no Paraná, a aplicação já ganha espaço em outras regiões do país.
O app pode ser baixado em lojas de aplicativos como a Play Store e a App Store. Para fazer o cadastro, o profissional cuidador de idosos precisa atender a uma série de requisitos, como ter entre 80 e 120 horas de experiência na Carteira de Trabalho ou como Microempreendedor Individual na área e apresentar um atestado de antecedentes criminais de esfera federal.
Caso alguém com perfil de técnico/auxiliar de Enfermagem ou enfermeiro queira se cadastrar na plataforma, é preciso comprovar o registro junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e apresentar também um atestado de antecedentes criminais. Todas as documentações são avaliadas e validadas antes de o profissional ser inserido na plataforma.
Para familiares de pessoas idosas e enfermas, um cadastro também é solicitado. No formulário, os usuários devem especificar nome, endereço, CPF, serviços necessários e agenda disponível.
Para Luiz Américo, a chave da inovação é a possibilidade de uma contratação rápida, segura e de qualidade.
Ao se dar conta de que a ideia de negócio era possível, Luiz não hesitou em buscar o apoio do Sebrae desde o começo.

O Sebrae me ofereceu todo o direcionamento necessário para o desenvolvimento do negócio.
Ao lado de Gabriela Cipriano, consultora do Sebrae/PR, Luiz validou a ideia da startup de resolver um problema real, garantindo que ela seria viável no mercado.
Junto ao Sebrae, o empreendedor também participou de eventos e cursos voltados para crescimento nas redes sociais, compras governamentais e formalização como MEI, sem deixar de lado a busca por inovação: “Fiz o Sebrae Experience – Recursos para Inovação”, conta.
Quando olha para trás, Luiz conta que o negócio passou por alguns contratempos, mas ele não se deixou abalar e, atualmente, trabalha na reformulação do aplicativo — lançada em novembro de 2022.
O empreendedor afirma que a empresa está caminhando bem, pois pode contar com uma assessoria, mas reconhece que ainda há muito a ser feito, principalmente quando o assunto é marketing digital e ações de divulgação.
Já pensando nos próximos passos, Luiz planeja criar cursos de qualificação, workshops para profissionais cuidadores de pessoas idosas e enfermas, fechar parcerias e “procurar sempre manter os princípios que nos trouxeram aqui”.