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Inovação & Tecnologia João Pessoa / PBDesde muito jovem, ele já empreendia para ter o próprio dinheiro. Na faculdade, iniciou o projeto que se tornaria sua empresa de tecnologia e encontrou no Sebrae um parceiro para alavancar seu crescimento
Tecnologia e empreendedorismoO Sebrae foi o principal vetor para que a minha empresa chegasse onde estamos hoje financeiramente.
Na infância, Jefferson de Araújo observava sua mãe sempre empreendendo, vendendo algum produto e se virando para garantir o sustento da família. Seguindo o exemplo materno, na adolescência ele já fazia questão de ter o próprio dinheiro e o conseguia formatando computadores, gravando CDs, entre outros bicos relacionados à informática.
Na faculdade de sistemas de informação na Universidade Federal da Paraíba, ele já tinha a meta de ter a própria empresa e, nessa época, lançou seu primeiro produto, uma plataforma de monitoramento de dados de redes sociais, que não prosperou. Mas o estudante não desistiu e, antes mesmo de se formar, em 2013, se associou a amigos para abrir a Castor Tecnologia, desenvolvendo softwares sob demanda no mercado local.
O primeiro contato com o Sebrae ocorreu por meio de um programa de apoio a startups, o StartPB. Jefferson conta que a participação foi muito importante para que ele e seus sócios aprendessem sobre o mercado, os modelos de negócio e sobre gestão.
A experiência adquirida também o ajudou a formatar, em 2016, a Showcase, que se tornou o carro-chefe da empresa. Trata-se de uma plataforma de marketplace que funciona como um shopping virtual, em que os empresários cadastram seus produtos. Além da venda online, com a entrega combinada entre as empresas e os clientes, a plataforma estimula os consumidores a visitar as lojas físicas
Pouco tempo depois, foi lançado o Edital Sebrae de Inovação, que contemplou ShowCase, na época ainda focada apenas no mercado de materiais de construção.
“O Sebrae nos apoiou com R$ 120 mil de investimento e a gente completou com outros R$ 80 mil de contrapartida. Com isso, nós fomos ganhando mercado, expandindo para outros segmentos, fomos contemplados em outro edital, e aí ganhamos um grande cliente no segmento de moda, que é o nosso maior cliente até hoje.”
O empresário estima que, após esse apoio do Sebrae, a empresa cresceu mais de 700% até hoje. Atualmente, ele e seus sócios trabalham em um plano de escala para atingir 25 mil lojas de todo o Brasil cadastradas na plataforma.